Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

0

Entretenimento: Novo álbum Duetos: Paulo de Carvalho


Este ano Paulo de Carvalho celebrou 55 anos de carreira e 70 anos de vida com a edição de “Duetos”, disco que juntou o cantor a algumas das vozes mais incontornáveis da música portuguesa.Recentemente, chegou também às lojas uma reedição especial de “Duetos”, que vem acompanhada de um segundo CD que reúne as gravações originais de outros duetos que Paulo de Carvalho foi fazendo ao longo do seu percurso, tendo estas gravações sido remasterizadas por Fernando Abrantes.


Opinião 
(Roberta Frontini)

Olhar para um álbum deste género faz-me pensar: há pessoas com uma vida extraordinária. Já imaginaram o que é contactar com todos estes artistas e ter o privilégio de fazer arte com eles? Paulo de Carvalho teve essa oportunidade e hoje é possível encontrarem à venda um álbum totalmente ecléctico, português e de grande qualidade. Penso que não me engano se digo que, apesar de tudo, também foi um privilégio para todos estes músicos terem a oportunidade de gravar um vídeo com um dos artistas mais conhecido no panorama nacional. 

Uma das coisas que mais gostei foi compreender como existe uma harmonia na voz de muitos destes músicos. Por exemplo, o disco começa logo com um dueto com Diogo Piçarra. A harmonia entre as duas vozes foi, para mim, uma enorme surpresa e despertou imediatamente a minha curiosidade para ouvir o resto das músicas. 


Muito interessante também o alinhamento das mesmas, que entrelaça músicos mais "recentes", com outros mais queridos do público português, como Rui Veloso, incontornável artista português. Uma outra coisa interessante foi a escolha dos artistas com a música cantada. Por exemplo, Aurea cantou uma música que muito se adequa ao estilo que estamos habituados a ouvir nela. Neste sentido, tudo parece estar bastante harmonioso.



Uma das grandes surpresas para mim foi ver Nuno Markl a participar neste CD, e achei muito interessante as músicas com os filhos (sendo que Agir foi o produtor do disco). Mas todas as músicas têm o seu encanto: ou por serem clássicos já tão conhecidos como Lisboa menina e moça, ou E depois do Adeus, ou pela curiosidade que se tem de ver como é que será a colaboração com cada artista. Cada faixa é uma surpresa, cada faixa tem "qualquer coisa" de especial. 

Provavelmente com este disco Paulo de Carvalho não só se aproximou de uma geração de novos músicos como conseguirá, possivelmente, aproximar-se de uma geração de novos ouvintes. 

Paulo De Carvalho com...

Disco 1

Diogo Piçarra - Flor Sem Tempo
Rita Guerra - Maria Vida Fria 
Rui Veloso - 10 Anos
Aurea - Abracadabra
The Black Mamba - Executivo
Camané - Os Putos
Raquel Tavares - O Homem Das Castanhas
Carlos Do Carmo - Lisboa Menina E Moça
Tozé Brito - Olá, Então Como Vais?
Mafalda Sacchetti - Um Beijo À Lua
Agir - O Meu Mundo Inteiro
Matias Damásio - Mãe Negra/Prelúdio
Miguel Araújo - Balada Para Uma Boneca De Capelista
António Zambujo - Os Meninos De Huambo
Ivan Lins, Nuno Markl - Gostava De Vos Ver Aqui
José Cid - Nini Dos Meus Quinze Anos
Marisa Liz - E Depois Do Adeus

Disco 2

Carlos do Carmo - Coração Vagabundo 
Tito Paris e Vicente Amigo - A pretinha
Vicente Amigo - Cantar de Emigração 
Dulce Pontes - Pomba Branca 
Ivan Lins - O fado 
Projecto Kaya - Ai se um dia 
Mariza - O meu mundo Inteiro
Mafalda Sacchetti - Mãe Negra 
António Chainho - Fado Áurea
Joana Amendoeira - É a hora 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%