sexta-feira, 3 de junho de 2016

4

Deixava de dormir por...: novidades literárias do mês de Maio


Enquanto o calor decide se chega para ficar, Maio foi um mês escaldante no que a novos livros diz respeito. Com tantas publicações e histórias interessantes, o difícil mesmo é decidir por onde começar! 
São estas as novidades que nos deixariam acordadas a ler uma noite inteira:





"Uma história que faltava contar sobre Angola após a descolonização: a perspectiva de quem acompanhou os bastidores das conversações de paz, as manobras políticas que determinavam os avanços e recuos da guerra, os pactos e os interesses que manobraram a vida de um povo. Um livro que resgata do esquecimento as histórias da vaga de refugiados portugueses que viraram costas a Portugal e a quem Portugal virou por sua vez costas. Inclui 32 páginas com fotografias inéditas."









 


"Aprende a usar o poder das emoções. Agradece cada emoção que te trespassa a pele. Cada uma delas – suave ou violenta, apaziguadora ou enfurecedora, boa ou má – serve um propósito maior: a felicidade. Livro facilitador de um modo de vida tranquilo, emocionalmente saudável, altruísta, inspirador para pessoas que querem viver bem consigo próprias, com os outros e com o que lhes acontece na vida – sobretudo o menos bom. Este livro ensina-te como. E vai mudar a tua vida."












"O presente perfeito para os perfeccionistas criativos, que não gostam da ideia de sair da sua zona de harmonia, ordem e perfeição... e também para os «destruidores», que querem continuar a explorar os desafios sempre surpreendentes da autora. Excelente para adultos criativos, que não têm medo de desafiar e dar asas à imaginação e deixar fluir a energia criativa que existe dentro de cada um."









  
"O julgamento do padrasto da jovem Johana Márquez está prestes a começar. A ele assiste uma grávida Amaia Salazar, a inspectora da Policía Foral que há um ano resolveu os crimes do denominado Basajaun, que semearam de terror o vale do Baztán. Amaia também reuniu as provas incriminadoras contra Jasón Medina, que imitando o modus operandi do Basajaun assassinou, violou e mutilou Johana, a filha adolescente da mulher. De repente, o juiz anuncia que o julgamento será cancelado: o réu acaba de se suicidar na casa de banho do tribunal. Face à expectativa e à irritação que a notícia provoca entre a assistência, Amaia é chamada pela polícia: o réu deixou um bilhete de suicídio dirigido à inspectora, um bilhete que contém uma mensagem concisa e inquietante: Tarttalo. Essa única palavra que remete para a personagem fabulosa do imaginário popular basco desvendará uma trama terrífica que envolve a inspectora até culminar num trepidante desfecho."






"A biografia da mulher que deu à luz Cristo, dividindo a História em antes e depois. Esta é a biografia de Maria, uma mulher e uma mãe que os católicos acreditam ser santa. O autor visitou lugares sagrados e sítios ar- queológicos, consultou textos bíblicos e documentos históricos – incluindo do acervo do Vaticano – e recolheu relatos não reconheci- dos pela Igreja Católica. O resultado é um amplo retrato de Maria e a reconstituição dos seus passos – da infância à escolha do marido José, da gravidez controversa à fuga para o Egito, das pregações do filho adolescente ao milagre nas Bodas de Caná, das visões em Guadalupe às aparições em Lourdes e Fátima. Aliando o rigor jornalístico a uma investigação profunda, este livro é essencial para que todos, católicos, agnósticos ou ateus, conheçam melhor aquela que é, sem dúvida, uma das mulheres mais impor- tantes da História."








"Equilíbrio é o ingrediente secreto das receitas que lhe apresento. São mais de 150 propostas originais e deliciosas, cheias de cor e sabor, e também óptimas formas de inspiração para integrar mais fruta e legumes na sua alimentação diária. Este novo conceito de comida saudável é o resultado da minha longa procura pela fórmula para uma vida mais longa, com mais energia e em total harmonia com a beleza que temos e queremos transparece."













"A vida do cantor angolano de maior sucesso da actualidade contada pelo próprio. Anselmo Ralph é um lutador e o seu percurso prova que é possível vencer muitos obstáculos quando a fé e a coragem falam mais alto. A família, a doença, o bullying, os projectos de vida, os bastidores e tudo o mais que sempre quis saber sobre esta estrela que revolucionou a música angolana, esgota salas emblemáticas e domina os tops nacionais."









"Coloca a tua marca à vista. Se não saíres à rua, nunca chegarás a ver o sol. Aprende a ser percepcionado como desejas diante dos outros, sejam colegas de trabalho, concorrentes, empresas, para que sejas tu o escolhido num leque de opções que só aparentemente são semelhantes a ti. Porque a verdade é que cada um de nós é único. A estratégia para ser o escolhido passa por desenvolveres uma marca pessoal, isto é, por saberes identificar e saberes comunicar os atributos que te distinguem das pessoas à tua volta e no teu caminho. Seres ímpar, diferente, peculiar, carismático, pode ser mais importante para ti do que um currículo de várias páginas. Constrói e renova "A Tua Marca Pessoal" para que não desapareças do pensamento dos outros. Concentra a atenção na "Tua Marca Pessoal" e estarás, constantemente, a desenvolver os teus atributos e competências. Nestas páginas vais encontrar todas as máximas e estratégias que te permitirão construir uma ferramenta indispensável nos tempos modernos: uma marca só tua. Trabalhar a Marca Pessoal, ou o Personal Branding, é fundamental para o sucesso no competitivo mundo do trabalho e na exigente vivência pessoal dos dias de hoje."





"As mitologias contam-nos como desde os tempos mais remotos, o sonho de voar foi sempre para a Humanidade um desafio e uma ambição. Imitando o voo dos pássaros, reproduzindo de um modo arcaico as suas asas, como nas máquinas voadoras de Leonardo da Vinci e mais tarde com balões e dirigíveis, o pensamento humano cedo ambicionou construir um aparelho capaz voar, de um modo controlado, cada vez mais alto, mais longe e mais depressa. Portugal também juntou o seu nome à história das grandes viagens aéreas mundiais com o contributo de uma geração de notáveis aviadores que voaram sobre o Atlântico, a África, o Médio Oriente e a Ásia. Grande parte destes pioneiros eram jovens pilotos, da Aviação Naval e da Aeronáutica Militar, que deixaram para trás o conforto e a rotina diária, aventurando-se para o desconhecido, arriscando a vida em frágeis aviões, com que sobrevoavam pela primeira vez e durante horas, vastas regiões desconhecidas e inóspitas. Com audácia e coragem, por vezes com algum romantismo e ingenuidade, estes homens de excepção bateram-se com tenacidade e heroísmo para vencer, com vontade indómita, todos os obstáculos e atingirem os seus objectivos. Este livro é um testemunho da coragem e do valor destes homens, que ajudaram a erguer a aviação portuguesa, voando pelo mundo entre 1920 e 1934. Um dever de memória."




"Quando pensa numa pele radiosa e perfeitamente hidratada, cabelos fortes e sedosos e unhas inquebráveis, começa a fazer contas à vida e somando uma passagem pelo centro de estética para uma hidratação corporal, uma sessão de manicura e pedicura, terminando com um saltinho ao cabeleireiro para resolver aquele problema das pontas secas ou da raiz que de repente se tornou oleosa, percebe que, para se sentir linda e maravilhosa, terá de abrir os cordões à bolsa.Os programas apresentados neste livro permitem-lhe cuidar de si da cabeça aos pés, sem gastar dinheiro, sem sair de casa e usando apenas ingredientes de todos os dias e que, provavelmente, já fazem parte da sua despensa. No conforto da sua casa, sem pressas ou horas marcadas, reserve um momento para si. Quer disponha apenas de 30 minutos durante a semana ou decida tirar um dia para se mimar, há programas mais e menos intensivos, sempre com resultados garantidos. Para que não descure nenhum centímetro do seu corpo. Para que se sinta ainda mais bonita."




"Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redacção sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas.Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para “supervisor de segurança na Internet” imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls – e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?"





"Cem histórias de futebol. Se para o adepto do desporto-rei esta ideia já poderá ser aprazível, será ainda mais se souber que se trata de uma centena de relatos contados na primeira pessoa pelos intervenientes no jogo – jogadores, treinadores e até árbitros – e por personalidades que se distinguem nas mais diversas áreas, casos de músicos, actores ou escritores, que partilham histórias ligadas ao tema. Este resumo do primeiro ano do Relato é enriquecido pelas histórias inéditas de Balakov, Bruno Paixão, Fernando Mendes, Futre, Ivkovic, João Vieira Pinto, Marco Aurélio, Mozer, Shéu, Veloso, António-Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Jorge Gabriel, José Nunes, Luís Freitas Lobo, Manuel João Vieira, Nicolau Breyner, Nuno Madureira, Pedro Abrunhosa e Salvador Martinha, que se juntam a nomes como Dani, Jorge Andrade, Toni, António Raminhos, Carlos Daniel ou Carolina Torres. O futebol, esse, está sempre presente."





"Área X. Uma zona misteriosa e isolada do resto do mundo. Onde a natureza reclamou para si qualquer vestígio de civilização. Sucessivas expedições são enviadas para investigar o mistério que levou à sua contaminação, mas todas redundam em fracasso e os seus membros regressam meras sombras das pessoas que partiram.Até que chega a vez da 12.ª expedição. Composta por quatro mulheres (antropóloga, topógrafa, psicóloga e bióloga), a sua missão é desvendar o enigma. Mas acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento minam a confiança entre os membros da expedição. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias?"



 



"Motivada pela vontade de recordar o passado inscrito ao longo de dezenas de edições, a equipa da revista LOUD! encetou um processo de (re)descoberta de alguns dos discos mais emblemáticos da música pesada nacional.Falando directamente com os intervenientes e, em alguns casos, reunindo músicos que não estavam juntos há anos, pintou-se um quadro fiel das motivações, processos e consequências dos lançamentos mais importantes da música alternativa em Portugal.Reunidos pela primeira vez num livro, e com vários originais, esta é a história do movimento underground português em todas as suas variantes, contada pela voz dos seus protagonistas."








"A vida é como um manto em que se arrastam todas as fúrias e ternuras do mundo, e que deixa ficar por toda a parte alguma coisa do seu calor e do seu peso. O manto estende-se e envolve-se, descobre e oculta, agasalha e expõe ao frio; o manto é de farrapos imensos onde se embalou a morte. Desdobra-se, e parece mesquinha urdidura; chega-se aos olhos e a sua cor apaga-se, atira-se no vento e ele cobre os astros inteiramente. Todos transportam o manto nos seus ombros e o levantam à altura do coração, e deixam que ele caia no pó e o perdem nos caminhos onde acaba a história do homem. […] Não se lê nem se escreve o manto; não se pensa nem se move sequer. Mas todos os descontentamentos ele protege, todas as ignorâncias ele vence, todas as solidões ele inspira e transfigura."











"Esta obrinha, agora confiada ao leitor, bem poderia levar como subtítulo A Certeza da Incerteza ou a
Incerteza da Certeza."













"Neste livro, a cada um dos 18 temas do álbum de música electrónica "Um Argentino no Deserto", de René Bertholo, corresponde um conto. Os contos começam quando o pintor começa, em 1935, e seguem uma cronologia que se aproxima e afasta da vida dele, das pessoas em torno dele, das obras que criou, das obras que o marcaram, e dos momentos colectivos que a sua história individual interceptou. Os contos acabam quando o pintor acaba, e a música para de tocar, mas o legado do que nos deixou, perdura. Perdura também a memória do seu brincar, nas narrativas dos amigos próximos com quem a autora conversou. É isso, arte e amizade, o que continuará a dar origem a outras coisas. Este livro é uma dessas outras coisas."






"Pelas mãos da famosa YouTuber Marzia «CutiePieMarzia» Bisognin chega-nos uma história de suspense paranormal sobre uma rapariga cuja casa de sonho se torna rapidamente um pesadelo. Quando Amethyst encontra a sua casa de sonho perfeita, não pode deixar de se sentir encantada por ela, embora se aperceba de algo um pouco... diferente. É tudo o que ela sempre quis numa casa, por isso, quando os Bloom a convidam a passar lá a noite para evitar a tempestade iminente, ela aceita de imediato. No entanto, quando acorda na manhã seguinte, sozinha e incapaz de se obrigar a sair, Amethyst depara-se com inesperadas presenças - como Alfred, o assustador jardineiro; Avery, o vizinho giro, mas misterioso; e uma menina que continua a aparecer e a desaparecer dentro da casa. Enquanto Amethyst procura os Bloom e tenta desvendar a verdade, a sua ligação à casa torna-se mais forte. Irá ela ser capaz de se libertar do fascínio da casa, ou será que os seus segredos vão mantê-la presa para sempre?"







"O legado que os Romanos deixaram, assim como a sua influência, podem ainda ser sentidos à nossa volta – do nosso calendário às moedas, da nossa língua às leis – mas o que sabemos ao certo sobre eles? Este livro conta a fantástica, e muitas vezes surpreendente, história dos Romanos e do Império de maior duração da História."

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Ola ainda não recebi o prémio ganho CD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Poderia explicitar qual dos CD's ganhou?

      Eliminar
    2. CD Lemoskine meu nome é Fernando António Lourenço do Carmo; sou de Aveiro

      Eliminar
    3. Obrigada Fernando. Já contactei a discográfica "Music in My Soul" que é a responsável pelos envios

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%