segunda-feira, 4 de agosto de 2014

0

Livro: Vestido para a morte (Donna Leon)



Data de publicação: 23 Julho 2014
Titulo Original: Dressed to Death
Páginas: 296
ISBN: 9789896574987


História:
Nesta história encontramos o comissário Guido Brunetti. Para quem não conhece as obras da autora, existem uma série de livros em que Guido é a personagem principal. Este é o 3º mas pode ser lido de forma totalmente independente. 
Neste livro, é encontrado um cadáver masculino vestido com um vestido vermelho, roupa interior rendada e uns sapatos da mesma cor. Parece tratar-se de um travesti/prostituto que cobria aquela zona.. mas quem seria? E porque é morto de forma tão atroz? 

Opinião:
Como alguns de vocês sabem, eu (Roberta) nasci em Itália, sendo que toda a minha família paterna lá mora! Como tal, o que me aconteceu quando comecei a ler este fantástico policial, ou melhor, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "Ok, estou em casa".

Primeiro, são as expressões maravilhosas que a autora usa que me fazem viajar... depois são as marcas de coisas que eu uso quando lá vou, as comidas que como quando lá estou (com direito a pequenas explicações de como são feitas). Chega a falar, por exemplo, em "festas" como o Feragosto que é tão especial para mim..
Enfim, este livro foi, pessoalmente, um reavivar de belas emoções.
Posso dizer que Donna Leon cria um retrato muito fiel da Itália e isso para mim é das coisas mais importantes numa obra! Vocês leitores sabem que os meus posts não costumam ser tão pessoais, mas desta vez senti necessidade de o fazer, para que saibam que, ao ler este livro, estarão a ter um retrato fiel do meu país.
Existe um outro motivo que me fez delirar com "Vestido para a morte". O facto de... ser um policial.. e um policial brilhantemente escrito! Este foi o primeiro livro que li da autora, mas já fiquei a entender que as descrições são muitas vezes usadas, são detalhadas sem serem cansativas, e fluídas. É tão fácil visualizarmos as cenas com Donna Leon. Para além do mais, a sucessão da investigação e da pesquisa é bastante verosímil, com os avanços e recuos normais de qualquer investigação policial, e não feito de forma linear e pouco credível.

Para além de toda a história mais ligada ao crime, o livro aborda temáticas importantes. Por um lado, a questão da homossexualidade e do travestismo, bem como a prostituição, o sexo ilícito e a SIDA. Por outro lado, reforça as questões políticas e a corrupção de pessoas com altos cargos, bem como a impossibilidade de por vezes se conseguir fazer justiça.

Para além de toda esta panóplia de temas, Donna Leon dá-nos um maior envolvimento pessoal com as personagens ao dar-nos a conhecer a família de Guido.
Posso dizer que como amante de policiais e de história passadas no meu país, a minha vontade foi de terminar o livro e ir comprar toda a série.
Qualquer amante de policiais vai querer este livro na sua estante...!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%