segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

0

Mangá: Monstress (Volume 1)



Título: Monstress, Vol. 1: Awakening (Monstress #1)
Autores: Marjorie M. Liu (Goodreads Author) (Writer), Sana Takeda (Artist)

Sinopse

Set in an alternate matriarchal 1900's Asia, in a richly imagined world of art deco-inflected steam punk, MONSTRESS tells the story of a teenage girl who is struggling to survive the trauma of war, and who shares a mysterious psychic link with a monster of tremendous power, a connection that will transform them both and make them the target of both human and otherworldly powers.


Opinião
(Roberta Frontini)

Por vezes somos influenciados, para a leitura de um livro, por coisas que nem nos damos conta: pode ser a capa, pode ser um pormenor de uma ilustração, pode ser uma opinião que lemos em algum lugar. Neste caso específico, sei identificar o que me fez querer ler este livro. Foi a frase do Neil Gaiman na capa. Gosto deste autor. Não faço parte da legião de fãs que o seguem, mas volta e meia gosto de ler algumas das coisas que escreve (e gosto particularmente do génio que ele é). Por isso, quando vi na capa Neil Gaiman a dizer "Notável: uma história maravilhosa sobre magia e medo", soube logo que o quereria ler. Ainda por cima li recentemente alguns volumes da série "Sandman" do autor, por isso a minha curiosidade estava muito aguçada. 

Quando era mais nova não gostava muito de bandas desenhadas (BD) e de graphic novels, mas ultimamente tenho começado a apreciar cada vez mais este género e hoje considero-me fã confessa. Leio bastantes (apesar de não falar tanto nelas no blogue como gostaria). 

Começo por me referir à arte, porque acho que é um dos pontos fortes desta BD. E, em geral, eu nem sequer dou uma grande importância à arte (a não ser que ela seja mesmo horrível!). A palete de cores escolhida para esta obra é sóbria e interessante, conferindo um tom especial a toda a trama. Os pormenores da arte também são excelentes, e as personagens estão muito bem detalhadas, com características próprias e distintivas. A personagem principal não é perfeita, mas está muito bem caracterizada. As expressões faciais coadunam-se perfeitamente à trama e aos diálogos. O mundo é complexo, quer em termos gráficos, quer nas descrições. Tudo tem um ar/toque asiático que confere ainda maior interesse ao leitor. 

Quanto à história, também ela é bastante sugestiva. A vingança é um ponto forte muito bem explorado, e a amargura de Maika, a nossa personagem principal, está muito bem explorada e transparece facilmente para o leitor. As analepses usadas vão-nos remetendo para diferentes locais, e vão-nos ajudando a compreender melhor a história. Penso que este livro é perfeito para quem goste de fantasia, monstros e criaturas ocultas e fantásticas, e algum toque de mistério. A ligação que criamos com as personagens também é uma pedra de toque interessante e, raramente, surge uma pontada de humor que, por não ser frequente, nos causa um momento de espanto e prazer.  

Mal posso esperar para pegar no segundo volume!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%