segunda-feira, 3 de julho de 2017

0

Livro: A História da Gata das Botas



A História da Gata das Botas
(Beatrix Potter) 
Ilustração: Quentin Blake 

ISBN: 9789892337081
Edição ou reimpressão: 02-2017
Editor: Edições Asa
Idioma: Português
Dimensões: 197 x 261 x 13 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 72

SINOPSE

Era uma vez uma gata preta, séria e bem-comportada. Pelo menos era assim que a via a velhinha simpática que era sua dona; porque, na verdade, a Kitty (ou Miss Catherine St. Quintin, como gostava que lhe chamassem) apreciava fugir de casa na penumbra da noite para caçar, devidamente armada, vestida e calçada.
Mas não se pense que esta vida dupla que levava lhe trazia privilégios. Pelo contrário, os dissabores eram mais que muitos. E estão todos deliciosamente retratados, bem ao jeito de Beatrix Potter, neste maravilhoso conto, ao qual se juntam as ilustrações do não menos icónico Quentin Blake, dando origem a um verdadeiro novo clássico.
Uma narrativa que permaneceu esquecida durante 100 anos e que agora, 150 anos após o nascimento da sua Autora, é finalmente publicada pela primeira vez como história individual e ilustrada na íntegra.

OPINIÃO

Quem segue o blogue sabe que tenho um carinho especial por livros infantis. Por variadíssimas razões é importante que as nossas crianças contactem com livros desde muito cedo. Mesmo quando ainda não sabem ler, ou são demasiado pequenos para compreender, o contacto com os livros pode ter inúmeros benefícios. Assim sendo, a qualidade dos livros que colocamos nas mãos dos mais pequenos é de extrema importância, e é por isso que quando estou a escolher um livro para oferecer tenho em atenção inúmeros factores. O nome do autor é um deles. Beatrix Potter é uma referência neste campo, e quando soube que havia um texto novo dela descoberto, fiquei em êxtase. O texto acabou então por ser publicado na altura em que a autora "fez" 150 anos. 

A obra, como qualquer outra, deve ser no entanto enquadrada no tempo e no espaço. O facto de a autora colocar uma gata (feminino) com aspirações tipicamente masculinas na altura (caçar) é de facto interessante. Apesar de autora não se considerar (nem ser considerada) feminista, achei esta abordagem deliciosa. Outros aspectos existem na obra que seriam merecedores de discussão (e de estudo, de certo que já alguém pegou nisto). A caça não é, de todos, dos meus temas preferidos, mas por isso mesmo volto a referir a importância de enquadrar a obra. O tema remete-nos para os contos infantis de há umas décadas atrás.. e soube-me mesmo bem ler uma história deste género. A ajudar a festa temos a aparição de personagens já conhecidas da autora. A importância de se ser destemido, aventureiro e em lutar e ir contra os outros para se seguir uma convicção são aspectos presentes na obra. 

Relativamente às ilustrações: eu consigo compreender bem a genialidade de Quentin Blake, mas não posso deixar de referir que senti nostalgia dos desenhos tão característicos que compõem as outras obras da autora (no original a autora tinha apenas feito um esboço de uma gata preta com um casaco de caça).

A somar a isto temos a ASA que lhe deu uma roupagem maravilhosa: uma capa dura, um tamanho adequado, e uma qualidade de papel fabulosa. 

Um livro delicioso para as crianças e os mais velhos. 



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%