quarta-feira, 8 de março de 2017

0

O teu FLAMES num ano


2016 foi um ano repleto de surpresas. Por ter sido um ano fora do comum, acreditamos que ainda vamos ouvir falar nele bastante em 2017. No FLAMES queremos fazer o mesmo. De um ano que tanta gente apelidou de um dos piores na história da humanidade, nós queremos retirar o que de melhor houve. Assim nasce a rubrica "O teu FLAMES num ano"


Helena Isabel Bracieira 
2016

A Helena tem um blog recente, mas isso não é sinónimo de menor qualidade. A Helena gosta de livros, de animes e de gatos. Vamos descobrir quais os FLAMES de 2016 da Helena que lhe deram horas de prazer.

Página facebook

Blogue: As Horas… que me preenchem de prazer https://ashoras-quemepreenchem.blogspot.pt/

Filmes: Um Longo Domingo de Noivado foi um filme que revi, cujo livro homónimo li e adorei. Recomendo ambos, no que considero um caso raro de um filme que não fica atrás do livro. Realizado por Jean-Pierre Jeunet e com a actriz Audrey Tautou do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O Mundo a Seus Pés ou Citizen Kane de Orson Welles mostrou-me uma visão surpreendente do cinema, da solidão e da decadência. 

Livros: Em 2016, as leituras, apesar de não terem sido tantas quanto gostaria, foram bastante boas: terminei Todos os Contos de Edgar Allan Poe, leitura vinda de 2015, As Horas de Michael Cunnimgham, Kafka à Beira-mar de Haruki Murakami e Para onde vão os guarda-chuvas do português Afonso Cruz. Autores de origens diferentes, porém todos com uma elevada qualidade literária. 

Animes: Em conjunto com as leituras, os animes têm tomado o meu tempo, pelo que filmes e séries têm sido relegados. No momento estou a ver One Piece, que transitou do ano passado para este (ainda são uns meros setecentos e tal episódios) e, em 2016 vi o remake de Sailor Moon, um anime marcante na minha infância, Hunter x Hunter, Tokyo Ghoul e Hellsing. Não recomendo os dois últimos a mentes susceptíveis. O final do ano foi passado com O Conto da Princesa Kaguya, uma produção Studio Ghibli, simplesmente lindo e inesquecível. 

Mangas

Eventos, espetáculos e/ou entretenimento: Só posso destacar o mais importante evento literário da minha cidade, as Palavras Andarilhas, realizadas de dois em dois anos, onde os contos ganham voz e Beja vida. Enquanto decorreu conheci O gato leitor, projecto que promove a leitura, e experimentei a Poesia à la carte, uma forma divertida e original de ouvir declamar poesia. A ANDANTE, associação desenvolvedora deste conceito, tem igualmente uma peça sobre José Saramago e a sua obra, Quem Quer Ser Saramago

Séries

Vejam as participações anteriores aqui

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%