quinta-feira, 27 de outubro de 2016

2

Livro: Scary stories to tell in the dark (Projecto Halloween)





Ano de Edição: 1981
Género: Terror 
Autor: Alvin Schwartz 



* Por Mariana Oliveira *

Opinião:
"As lendas urbanas e as histórias mitológicas sempre me interessaram. Algo no seu carácter místico e na possibilidade de existir um fundo de verdade nessas narrativas cria em mim um fascínio que me leva a querer conhecer mais e mais do folclore de cada país. Por isso mesmo, mal consegui a edição que tanto procurei do livro “Scary stories to tell in the dark” não hesitei e li-a em pouco tempo!

Este é um livro para crianças que reúne alguns dos mitos ou lendas mais conhecidos nos Estados Unidos da América e em Inglaterra. Por ser para crianças, não posso dizer que sejam histórias que me tenham tirado o sono, mas a qualidade das ilustrações que as acompanham (essas verdadeiramente arrepiantes!) e os apêndices no final do livro fizeram desta uma leitura de Halloween muito agradável. 
Por curioso que seja, foram precisamente os apêndices no final da obra que mais me fascinaram e não as histórias em si. Neles, o autor fala sobre as origens de cada um dos mitos, bem como as variações que estes sofreram ao longo do tempo ou dependendo dos locais onde são contados. 
Outro aspecto muito interessante da obra são as dicas que o autor dá em algumas histórias: sugestões feitas ao leitor da melhor forma (postura, entoação, etc.) para contar as histórias para que estas se tornem mais assustadoras para quem as ouve. 
Mas o melhor mesmo são as ilustrações. Uma versão mais recente desta obra inclui outras ilustrações muito menos assustadoras, daí que eu tenha feito de tudo para conseguir o livro ilustrado por Stephen Gammel. Estas são absolutamente fenomenais!!! Só por causa delas, já vale a pena ler este livro uma e outra vez!"

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Estou à espera que chegue o meu exemplar, fiquei bastante curiosa com as ilustrações e fui procurar esta edição. Acabei também por mandar vir o More scary stories to tell in the dark! Espero que sejam fantásticos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,

      Para mim são mesmo as ilustrações que dão magia ao livro! Enquanto as histórias não são assustadoras, o que se entende visto que estão escritas para crianças, as ilustrações estão fenomenais! Por acaso também ando à "caça" do More Scary Stories :)
      Abraço, Mariana

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%