quinta-feira, 6 de outubro de 2016

0

Livro: A Noite e o Sobressalto (Projecto Halloween)



 
Ano de Edição: 2010
Género: Mistério, Terror
Autor: Pedro Medina Ribeiro



* Por Mariana Oliveira * 

Todos os anos digo para mim que no mês de Outubro me vou dedicar a leituras adequadas ao Halloween. E todos os anos falho esse objectivo. Contudo, 2016 vai ser diferente pois tomei a verdadeira resolução de ler livros talhados para o tema e, para minha satisfação, estou a conseguir cumprir! 
A primeira obra que li foi o livro de estreia de Pedro Medina Ribeiro - "A Noite e o Sobressalto".


Sinopse:
"Até onde nos levam as nossas crenças e que mistérios estão para lá do que acreditamos? O que têm em comum Londres, Berlim, Alentejo ou Praga? São cenários onde se desenrolam as histórias reunidas neste livro, na tradição da narrativa fantástica de Edgar Allan Poe, ou Sir Arthur Conan Doyle.Um convidado surpresa. Uma festa secreta com um desfecho imprevisto. Uma casa assombrada e uma família destroçada por um mistério. Um escritor e um amigo perseguido pela lenda de um homem de capuz. Uma herança inesperada e uma maldição. Pedro Medina Ribeiro, numa escrita elegante e rica em imagens, transporta-nos para um universo de mistério em que nem tudo é o que parece, cativando o leitor pela qualidade da narrativa e prendendo-o pela curiosidade, só o largando no final de cada história, de forma repentina e surpreendente. Em sobressalto." 


Opinião:
 Foi interessante ler as 7 histórias quase de uma assentada, pois assim tornou-se mais fácil compará-las. 
A primeira impressão com que fiquei é de que não posso dizer que este livro seja assustador, longe disso. O que se passa é que o autor criou histórias de mistério, com algum folclore à mistura. 
Apesar de bastantes diferentes entre si, há um factor comum a todas elas: o sentido de ironia. Não poucas vezes o autor terminava um dos contos com um parágrafo que apresentava uma reviravolta com o seu quê de irónico. Assim, esta acabou por também se tornar numa leitura divertida e que me deixava curiosa até à última frase a tentar perceber qual seria o twist que iria ocorrer naquele conto em particular.
Mesmo não tendo achado as histórias assustadoras, está presente o factor mistério ao longo de todas elas e Pedro Medina Ribeiro conseguiu criar um ambiente obscuro em quase todas. Assim, senti-me a mergulhar num mundo em que o sobrenatural surge para juntamente com os nossos medos atormentar a vida das pobres personagens que habitam estas páginas.
Relativamente à escrita do autor, é evidente o seu talento, ainda para mais tratando-se da sua obra de estreia! Contudo, confesso que em alguns momentos senti que ele estava a "forçar a nota" e recorria a palavras desnecessariamente complexas, a meu ver, que não encaixavam com a restante narrativa. 
Tirando esse detalhe, esta foi uma leitura interessante para começar o meu mês de Halloween. Quero agora ver se os próximos livros serão suficientes para me deixar de cabelos em pé...


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%