quinta-feira, 7 de julho de 2016

0

Livro: Encantamento



Título Original: Incantation
Ano de Edição: 2008
Género: Histórico, Drama
Autora: Alice Hoffman


* Por Mariana Oliveira * 

Sou daquelas pessoas que se deixa influenciar pelas opiniões do Goodreads, por isso mesmo foi com entusiasmo que decidi ler “Encantamento”, um livro que estava há demasiado tempo na minha prateleira à espera da vez dele e que tantos leitores tinha agradado no conhecido site. Contudo, foi com bastante desilusão que percebi que, desta vez, tinha sido enganada pelo meu fiel amigo Goodreads…


Sinopse:
“Estrella deMadrigal pensava que sabia quem era: filha, neta, irmã, melhor amiga, amada. Ela é a Estrela no Céu Nocturno, a Verdade no meio da Escuridão. Mas, em Espanha, neste século cruel e impiedoso, a verdade é um bem precioso e raro. Os judeus que recusam a conversão ao Cristianismo arriscam tudo o que têm: o amor, a vida, a família e a fé. A certa altura, uma descoberta espantosa abala profundamente a existência de Estrella. E no entanto, esta mudança devastadora é provocada por algo pequeno e doce. Um beijo. O beijo de alguém que Estrella está proibida de amar. À medida que uma nova rapariga emerge do casulo de segredos no qual foi criada, a paixão desponta e a amizade desmorona-se - a traição acaba por libertar um monstro maligno das profundezas da terra. Estrella dá por si numa situação que nunca julgou ser possível; é alguém que nunca imaginou ser.”


Opinião:
“Se me dissessem que Alice Hoffman tinha 15 anos quando escreveu esta história eu seria a primeira pessoa a aplaudi-la. Contudo, sei que não é o caso e sendo ela uma autora com uma fama considerável no mundo da escrita, foi com bastante surpresa que percebi que este primeiro livro que li dela é tudo menos uma obra interessante.
A época em que é escrito é fascinante e sempre senti algum interesse pela questão dos judeus e da forçada reconversão a que foram submetidos há muitos séculos atrás. No entanto, a autora falhou em apresentar-nos uma história interessante...
Não sei se a tradução terá aqui alguma “culpa no cartório”, mas a verdade é que achei a escrita da autora demasiado infantil. Tudo acontecia a correr, como se não tivesse paciência para desenvolver os acontecimentos descritos, e foi tudo demasiado previsível. As frases mais profundas que supostamente deveriam servir para criar uma obra mais completa e interessante caíam todas em clichés e senti que ora já tinha lido aquilo ora já o tinha ouvido num qualquer filme ou série de televisão. E a previsibilidade… que exagero! Logo de início deu para perceber onde é que a autora queria chegar com aquela história e tornou-se algo doloroso ter de ler todas aquelas páginas sabendo, à partida, como é que tudo iria terminar.
A única coisa que me agradou neste livro foi mesmo a época em que o mesmo decorre. Apesar de, para meu descontentamento, Alice Hoffman ter sido algo poupada em descrições, foi bom voltar a ler sobre este assunto e como que relembrei o meu interesse por esta temática. Outro segundo aspecto de que gostei nesta obra foi o seu tamanho: menos de 200 páginas tornaram esta leitura ligeiramente mais suportável.


Uma obra que não recomendo de maneira nenhuma!"

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%