terça-feira, 15 de março de 2016

0

Entretenimento: Novidades no mundo da Música



DAVID FONSECA
Entrevista ao FLAMES aqui

Conquista Barcelona e Madrid
"Chama-me Que Eu Vou" nomeado para o Prémio Autores 2016, da SPA

David Fonseca regressou a Espanha para dois concertos em que apresentou pela primeira vez em palco, o seu mais recente álbum "Futuro Eu". Impressionantemente cheias, Music Hall, em Barcelona, e o Teatro Barceló, em Madrid, renderam-se a David Fonseca e "à sua voz potente e à sua energia inesgotável" como é descrito, por exemplo, no blog nosolofado.com ou "(…) uma experiência do mais gratificante. Desses concertos que se sai com um sorriso na boca e um calorzinho na alma", como conta o Rockingnewsmagazine. Para ler, na íntegra aqui e aqui.

Com presença regular em Espanha desde 2008, David Fonseca tem consolidado a sua relação com o público espanhol através da edição dos seus trabalhos no mercado local – "Dreams In Color", "Between Waves", "Seasons – Rising – Falling" e, mais recentemente, "Futuro Eu" – bem como dos espectáculos que periodicamente realiza nas mais importantes cidades espanholas. De salientar ainda a presença da comunidade portuguesa aí residente seus espectáculos. 

Alias, também a RTP fez reportagem em Madrid e testemunhou a boa recepção do público presente ao espetáculo e às músicas de "Futuro Eu". Para ver aqui

Por cá, "Chama-me que eu vou", um dos singles extraídos deste álbum, totalmente cantado em português, recebeu a nomeação para o Prémio Autores 2016, na categoria de MÚSICA - Melhor Tema de Música Popular cuja a cerimónia se realizará no dia 22 de Março. Uma situação inédita para David Fonseca já que é a primeira vez na sua carreira que é nomeado para um galardão atribuído pela aquela instituição.

Fiquem com o vídeo do single "Deixa Ser", onde canta em dueto com Márcia. 




TIAGO BETTENCOURT
lança novo video da canção "Sara"
Entrevista ao FLAMES aqui

O tema faz parte do último álbum do cantor, "Do Princípio".

Sob a direcção de André Gaspar, realizador do vídeo, a canção fala-nos de perdão e de regeneração. Filmado do fim para o principio, o movimento circular da câmara transposta-nos para um loop narrativo onde a realidade se confunde com a memória. 
A escrita e interpretação de Tiago Bettencourt já não necessitam de apresentações, mas com o vídeo de "Sara" é-nos proposta uma autêntica viagem visual, centrando-se na intensidade das emoções, dos gestos e da própria fraqueza humana.

"Do Princípio" é um dos trabalhos mais bem-sucedidos da carreira a solo de Tiago Bettencourt, tendo contado com colaborações de Mário Laginha e Fred Pinto Ferreira (Orelha Negra). O disco foi apresentado com grande sucesso no final do ano passado nos palcos dos coliseus do Porto e de Lisboa, ao lado de convidados como Márcia, Pedro Abrunhosa ou Paulo Gonzo.




NELSON FREITAS

ESTREIA "BREAK OF DAWN" COM RICHIE CAMPBELL

Ainda com o enorme sucesso de "Miuda Linda", cujo vídeo já ultrapassou os 12 milhões de visualizações, Nelson Freitas acaba de estrear "Break of Dawn", com a participação de Richie Campbell. 


Numa colaboração inesperada, "Break of Dawn" junta dois estilos distintos e dois dos mais influentes nomes nesses mesmos géneros. As imagens de estúdio testemunham este momento único e a cumplicidade de ambos ao longo do processo criativo.

Em simultâneo, o single chegou a todas as plataformas digitais, para download e streaming, e está disponível através deste link

Este é o novo avanço para o disco de Nelson Freitas onde o artista mistura a sua sonoridade de assinatura, com uma vontade de assumir riscos e construir uma nova história.

A história de Nelson Freitas começou, curiosamente, como break-dancer. Depois de uma passagem pelo grupo Quatro, lançou-se a solo para misturar as suas raízes Cabo-Verdianas com géneros como o hip hop, e r and b e house, num estilo que se tornou a sua assinatura pessoal. 

O álbum de estreia, "Magic", vendeu mais de 70 mil cópias em todo o Mundo, seguido de uma digressão de 2 anos. O segundo disco, "My Life", elevou a parada, vendendo mais de 90 mil cópias, e dali extraíram-se singles como "Rebound Chick". Depois, "Elevate": o terceiro trabalho é sinónimo do mega sucesso "Bô Tem Mel" ou "Something Good". Aí, Nelson Freitas trabalhou com artistas e produtores de Angola, Cabo Verde, Congo, Holanda e Marrocos. Mais tarde, em Novembro de 2014, encheu o MEO Arena com um espectáculo recheado de surpresas. Entretanto está em estúdio, mas está ao mesmo tempo a apresentar espectáculos em diversos países, como França e Angola.




METALLICA


Finalmente mais novidades dos GRANDES!!!!!!!!!!! :) E QUE novidades!!!!!!!!!!!!!!

Foram nomeados Embaixadores do Record Store Day de 2016

O grupo vai lançar o CD "Liberté, Egalité, Fraternité, Metallica! – Live at Le Bataclan. Paris, France – June 11th, 2003"

Na sua 9.º edição o Record Store Day acaba de anunciar que este ano terá como embaixadores oficiais o grupo Metallica. Este dia foi criado para celebrar as lojas independentes de discos e a sua cultura a nível mundial, sendo que este ano o dia será assinalado a 16 de abril.

"As lojas independentes de discos fazem parte do ADN dos Metallica", disse o baterista Lars Ulrich. "Elas foram essenciais ao fazer de cada um de nós os fanáticos de música em que nos tornámos. Não podíamos estar mais orgulhosos de sermos embaixadores do Record Store Day em 2016."


O apoio dos Metallica ao Record Store Day tem sido mais do que notável durante a quase década de existência desta iniciativa, com atuações em lojas de discos (como em 2008, na Rasputil Records, dando assim o arranque à primeira edição do Record Store Day) e uma mão cheia de edições muito especiais criadas para este dia. Aliás, no ano passado o grupo formado por James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo foi notícia quando lançou em cassete a coleção de demos "No Life Til Leather", que acabou por se tornar a edição mais vendida do Record Store Day de 2015. Além disso, o filme biopic "Jaco", sobre o lendário baixista Jaco Pastorius e produzido por Robert Trujillo, foi o Filme Oficial do Record Store Day de 2014, tendo uma sido lançada um edição em DVD, exclusiva do Record Store Day, para o Black Friday de 2015, incluindo um CD bónus com temas do próprio Trujillo.

Este ano o lançamento oficial da banda vai ao encontro do tema deste ano do Record Store Day, destacando a relação entre as lojas de discos norte-americanas e os seus parceiros franceses, entre o Record Store Day e o Disquaire Day, entre amantes de música nos Estados Unidos e em França, na sequência dos acontecimentos trágicos que tiveram lugar em Paris em novembro do ano passado. Os Metallica vão, por isso, lançar "Liberté, Egalité, Fraternité, Metallica! – Live at Le Bataclan. Paris, France – June 11th, 2003", um CD com gravações ao vivo da banda no Le Bataclan, sendo que as receitas das vendas durante o Record Store Day e nas lojas independentes de discos vão reverter para a campanha Give For France, da organização de beneficência Fondation de France.

O disco inclui as canções "The Four Horsemen", "Leper Messiah", "No Remorse", "Fade To Black", "Frantic", "Ride The Lightning", "Blackened", e no encore "Seek & Destroy" e "Damage, Inc". 

Por agora, comecemos a preparar-nos para outro grande sábado em abril, quando celebrar a cultura das lojas independentes de discos com os Metallica.



BURAKA SOM SISTEMA
Entrevista ao FLAMES aqui

Banda fecha ciclo em Lisboa
Concerto a 1 de Julho
Está marcado para dia 1 de julho o último espetáculo dos Buraka Som Sistema. A data está englobada no encerramento das Festas de Lisboa de 2016, num evento organizado pela EGEAC. O concerto terá lugar junto à Torre de Belém.

Depois de em 2015, a banda ter anunciado a paragem por tempo indeterminada, faltava a data que marcaria esse momento. Agora já é conhecido. Dia 1 de Julho é dia de celebrar 10 anos de carreira e um ciclo de mais de 800 concertos pelo mundo, e em que simbolicamente, encerra na cidade que viu nascer a banda: Lisboa.

Em 10 anos de atividade, o grupo - composto por Branko, Riot, Kalaf, Conductor e Blaya – andou na estrada e levou o novo som electrónico da Buraca para todo o mundo, deu concertos e cruzou inspiração, géneros musicais, ideias e projetos com inúmeros artistas internacionais, lançou dois EP, três álbuns e dezenas de singles, ganhou prémios nacionais e estrangeiros, e por fim, regressa a Lisboa para se despedir do mundo e dos seus fãs.

A ponte multicultural é a síntese do ADN dos Buraka Som Sistema, grupo que olha o mundo como um todo e lhe apresentou uma sonoridade musical única criada entre Luanda e Amadora, Lisboa e o Rio de Janeiro, Londres e Nova Iorque.
Será certamente uma noite mágica com muitas surpresas preparadas para 1 de Julho.



JAKE BUGG

Anuncia novo álbum, 'On My One', a 17 de junho
"Gimme the Love" é o primeiro single


A 17 de junho Jake Bugg lança o seu muito aguardado novo álbum, "On My One”, o qual será apresentado pelo explosivo primeiro single, "Gimme the Love", uma mistura viciante entre a guitarra característica de Bugg com batidas funky.

O título deste álbum é um ditado que se diz na cidade natal de Jake Bugg, Nottingham, e que quer dizer fazer as coisas por si próprio, o que vai ao encontro da natureza deste disco. "Vi isto como o passo lógico no meu desenvolvimento enquanto compositor. Foi um desafio, mas era algo que sentia que tinha de ser feito", diz o músico.

Jake Bugg compôs as 11 canções deste novo álbum, tocou quase todos os instrumentos e produziu a sua maioria (Jacknife Lee produziu três temas). Os resultados são surpreendentes. Depois do grande sucesso dos seus dois primeiros álbuns, o duplamente platinado "Jake Bugg" (2012) e o seu sucessor, "Shangri La" (2013), chega agora este novo "On My One", que afirma Jake Bugg como um dos mais entusiasmantes talentos do Reino Unido da atualidade.

Gravado entre Londres, Los Angeles e Nottingham, são muitos os destaques deste novo álbum, como a comovente "Love Hope and Misery", com o seu refrão impactante, "Bitter Salt" ou a soulful "Never Wanna Dance" e, claro, o tema que dá título ao disco.

Em toda a sua diversidade, o "coração" deste "On My One" está na música blues. "Os blues são o meu género preferido", admite Jake. "Quer seja soul ou hip hop, tudo vem dos blues. Para mim os blues significam somente poder cantar as minhas emoções e expressar a minha dor, para que outros também possam sentir algo. Essa é a beleza da música. Gostaria de pensar que consegui fazer isso neste disco."

Gravar três álbuns com apenas 21 anos não é um feito banal. Mas conseguir criar sozinho um álbum como "On My One", atravessando com naturalidade géneros como os blues, a pop, o rap, a folk, a soul e a música country é prova de um talento para a composição de canções verdadeiramente notável.


FERNANDO ALVIM

No primeiro aniversário da morte de Fernando Alvim, um novo vídeo com Cristina Branco.

Após o primeiro aniversário do desaparecimento de Fernando Alvim, dia 27 de Fevereiro, ficou hoje disponível o videoclip de "Fim De Tarde A Sonhar" que conta com a colaboração de Cristina Branco. 

Tema com música de Fernando Alvim e letra do fadista e de Rosário Worish, encontra-se no seu álbum, "Os Fados e as Canções do Alvim", onde se destacam as participações de Carlos do Carmo, Rui Veloso, Carminho, Marco Rodrigues, Ana Moura, Camané, Rui Veloso, António Zambujo, Pedro Jóia, Rão Kyao, Filipa Pais, Raquel Tavares, Pedro Moutinho, entre outros notáveis. 

O disco de 2011 marcou a merecida homenagem ao guitarrista que acompanhou Carlos Paredes durante 25 anos e procurou resumir o trabalho de um dos músicos mais importantes da história da música portuguesa. 

Fernando Alvim foi um nome incontornável, não só do Fado mas também da arte de tocar viola. Com um percurso que foi recolhendo influências do jazz e da bossa-nova, o músico haveria de encontrar-se com o Fado ainda em tenra idade. E de todas as viagens, de todas as parcerias, de todas as noites, de toda a vida, Fernando Alvim foi sempre retirando fortes laços de amizade, sendo este novo vídeo mais um testemunho intenso e emotivo da sua grandiosidade.



LION BABE

Estreiam-se em Portugal dia 15 de julho
Primeiro álbum do duo nova-iorquino, "Begin", foi editado em fevereiro

A cantautora e performer Jillian Hervey e o produtor e instrumentalista Lucas Goodman formam os Lion Babe, duo nascido em Nova Iorque que foi, indiscutivelmente, uma das estreias mais entusiasmantes de 2015. O projeto continua a dar que falar, na altura em que lançaram o primeiro álbum, "Begin", a 5 de fevereiro.

Foram um dos nomes anunciados para atuar na edição deste ano do festival Super Bock Super Rock, a 15 de julho. A estreia ao vivo entre nós deverá ser baseada em “Begin”.

O disco conta com 14 canções com uma sensibilidade soul e colaborações com artistas como Pharrell Williams, Childish Gambino (no já conhecido single "Jump Hi"), Andrew Wyatt e Al Shux. Além do já referido "Jump Hi", farão ainda parte do álbum temas já bastante aclamados pela crítica como "Wonder Woman", "Impossible", "Jungle Lady" ou a primeira canção composta pelo duo, "Treat Me Like Fire", lado a lado de algumas novidades que serão futuros clássicos, entre eles "Stressed OUT!", "Satisfy My Love" ou "On the Rocks".

Nos últimos meses os Lion Babe têm também apresentado a sua música em alguns dos mais importantes festivais europeus e dos Estados Unidos, tendo atuado no Lollapalooza, Lovebox, Bestival, Parklife ou Wild Life. O duo foi também convidado pelos britânicos Disclosure para participar no single "Hourglass" e para atuar nos concertos que os irmãos Lawrence deram no Madison Square Garden, em Nova Iorque, e no Alexandra Palace, em Londres.

Somando mais de 15 milhões de streams em diversas plataformas de streaming áudio e visuais, como o Spotify e o canal Vevo, em 2015 todos os olhos estiveram postos nos Lion Babe. 2016 prepara-se para ser mais um ano estelar para estas estrelas em ascensão.


RUFUS WAINWRIGHT

Lança álbum com sonetos de Shakespeare
"Take All My Loves: 9 Shakespeare Sonnets" será lançado a 22 de abril

Rufus Wainwright assinala o 400.º aniversário da morte de Shakespeare de forma tipicamente dramática ao lançar uma coleção única de nove sonetos com interpretações surpreendentes de um conjunto de atores e cantores. O disco será lançado a 22 de abril pela Deutsche Grammophon, marcando ainda a primeira vez que Rufus colabora com Marius de Vries desde que ambos coproduziram os épicos álbuns "Want".

Entre os intérpretes presentes neste disco contam-se Florence Welch, Martha Wainwright, Anna Prohaska e, claro, o próprio Rufus, além dos atores Siân Phillips, Helena Bonham Carter, Carrie Fisher e William Shatner.

As sementes deste álbum foram lançadas em 2009, quando o encenador Robert Wilson pediu a Rufus Wainwright para compor nova música para a sua produção dos Sonetos de Shakespeare, que estreou no Berliner Ensemble. Na sequência deste projeto, a San Francisco Symphony desafiou Rufus a orquestrar cinco dos sonetos, cuja estreia se deu em 2010.

Três dos sonetos que agora aparecem em "Take All My Loves" integraram o álbum "Songs for Lulu", lançado em 2010 pelo músico canadiano, mas agora surgem em versões diferentes. Os sonetos em causa são "When Most I wink" (Soneto 43), "For Shame" (Soneto 10) e "A Woman’s Face" (Soneto 20).

"Para mim, gravar este álbum foi como um casamento no paraíso, porque combina a minha paixão pela música clássica com o meu amor pela música pop”, diz Rufus. "É, literalmente, divertido historicamente. E correu tudo melhor por ter trabalhado novamente com o Marius."


DEOLINDA
Entrevista ao FLAMES aqui

Deolinda mantêm liderança do top nacional de vendas e confirmam novos concertos

Os Deolinda estão de regresso aos discos e "Outras Histórias", o seu quarto longa-duração, mantém-se, pela segunda semana consecutiva, no 1º lugar do top nacional de vendas. Nas lojas desde dia 19 de Fevereiro, o álbum tem sido alvo da atenção generalizada da imprensa nacional, que unanimemente o tem aplaudido como uma das grandes obras da música portuguesa contemporânea.

A digressão de apresentação de "Outras Histórias" que já conta com 25 datas vai percorrer o país de norte a sul e tem concertos agendados em Espanha e na Bélgica. O arranque da tour deu-se em Vila Nova de Famalicão, com dois concertos esgotados. Os próximos espectáculos acontecem a 18 de Março no Casino da Póvoa, na Póvoa do Varzim, e dia 19 de Março, no Teatro Pax Julia, em Beja.

Lisboa ouve pela primeira vez ao vivo as músicas de "Outras Histórias" dia 22 de Abril, no Teatro Tivoli BBVA, e o Porto dia 6 de Maio, na Casa da Música. 

Agenda

18 MAR > Póvoa de Varzim, CasinoPóvoa
19 MAR > Beja, Pax Julia - Teatro Municipal
23 MAR > Bragança, Teatro Municipal
26 MAR > Albergaria-a-Velha, Cineteatro Alba
31 MAR > Leiria, Teatro José Lúcio da Silva
08 ABR > Castelo Branco, Cine-Teatro Avenida
22 ABR > Lisboa, Teatro Tivoli BBVA
23 ABR > Funchal, Comemorações do 25 Abril
24 ABR > Lagoa, Lagoa Whine Show - Centro de Congressos do Arade
04 MAI > Bilbao, V Noites de Fado ESP
06 MAI > Porto, Casa da Música
12 MAI > Vila Real, Teatro de Vila Real
19 MAI > Heist od Berg, CC Zwaneberg BÉL
20 MAI > Bruxelas, Palais de Beaux Arts BÉL
21 MAI > Beveren, CC Ter vesten Beveren BÉL
27 MAI > Guarda, Teatro Municipal
28 MAI > Santa Maria da Feira, Cine Teatro António Lamoso
04 JUN > Loulé, Cine-Teatro Louletano
02 JUL > São Miguel, Açores, Teatro Micaelense
29 JUL > Braga, Theatro Circo
13 AGO > Cem Soldos, Festival Bons Sons
29 OUT > Viana do Castelo, Centro Cultural



Zippy lança coleção #Do you Emoji, em parceria com a Universal Music

A Zippy lançou recentemente a primeira coleção oficial Emoji®, em parceria com a Universal Music.

Integrada nos lançamentos inaugurais para Primavera/Verão '16, a nova coleção Emoji® é dirigida a menina e bebé, incluindo t-shirts, pijamas, vestidos, calças, meias ou baby-grows, entre outros produtos, apresentando uma imagem fresca e divertida mesmo a tempo da nova estação.

A inovadora coleção Emoji® está disponível em todas as lojas Zippy, incluindo a loja online que pode ser consultada aqui.

Emoji® - 'The Iconic Brand', é uma marca registada e representada exclusivamente pela Universal Music em Portugal, através da Bravado - a divisão de merchandising da empresa que detém os direitos exclusivos, a nível mundial, para o desenvolvimento e licenciamento de produtos de artistas como The Rolling Stones, Bob Marley, Queen, Lady Gaga, Guns'n'Roses ou Justin Bieber, entre muitos outros.




Ariana Grande acaba de lançar novo single, “Dangerous Woman”
Próximo álbum da cantora já está em pré-venda e será lançado a 20 de maio

Depois de ter passado o último mês nas redes sociais a "provocar" os seus fãs com a possibilidade de um novo disco, Ariana Grande colocou um ponto final em todos os rumores e lançou um novo single, "Dangerous Woman", que já está disponível para streaming e venda em várias lojas online.


A multiplatinada estrela pop, já nomeada para vários prémios Grammy, também anunciou que a 20 de maio chegará às lojas o muito antecipado terceiro álbum de estúdio, também ele intitulado "Dangerous Woman". O disco também está disponível para pré-venda no iTunes, sendo que os admiradores que fizerem já a sua reserva receberão imediatamente a canção que dá título ao disco. Entretanto, só na manhã em que foi lançado, "Dangerous Woman" alcançou o 1.º lugar do iTunes Overall Top Songs e do Top Pop Songs. 

Recentemente, Ariana Grande voltou aos estúdios da NBC, tendo sido convidada do programa "Saturday Night Live", onde estreou ao vivo "Dangerous Woman" e uma nova canção, "Be Alright".

Depois de ter encetado uma digressão internacional que esgotou datas um pouco por todo o mundo, Ariana Grande passou grande parte do ano passado a gravar o álbum que resultou em "Dangerous Woman". Em breve será ainda revelado o alinhamento completo do disco.

De lembrar ainda que a cantora norte-americana estreia-se este ano em Portugal no festival Rock in Rio Lisboa, a 29 de maio.



Entrevista ao FLAMES aqui e aqui

Tour #viverÁTOA com mais de 50 concertos confirmados em 2016
Videoclip de 'Distância' atinge os 2 Milhões de visualizações

Os ÁTOA são, sem dúvida, a maior revelação do último ano.
O videoclip de ‘Distância’ acaba de atingir os 2 milhões de visualizações no YouTube e conta já com mais de 50 concertos confirmados para o ano de 2016.
"#viverÁTOA" é o espetáculo que os ÁTOA estreiam este ano, nome inspirado na canção 'Viver à Toa', que faz parte do álbum de estreia ‘Idade dos Inquietos’, considerada pela banda o seu hino.

Nos espetáculos serão ouvidas todas as canções que fazem parte do disco 'Idade dos Inquietos', como os hits 'Distância', 'Falar a Dois' e 'Pouco de Sol', alguns inéditos e também versões de canções que marcam a vida da banda de Évora.

Em palco os ÁTOA terão a seguinte formação: Guilherme Alface na voz, guitarra elétrica e acústica, piano e ukelele; João Direitinho na guitarra acústica e elétrica, voz e harmónica; Rodrigo Liaça na bateria, voz e piano; Mário Monginho no baixo e guitarra acústica.

Descobertos pela Universal Music Portugal, após terem vencido um desafio numa plataforma online, os ÁTOA não param de conquistar o público desde que lançaram o primeiro single em Abril de 2015.
'Distância', para além de já ter sido visto mais de 2 milhões de vezes no YouTube, foi durante semanas a música portuguesa mais procurada no Shazam. O single de estreia 'Falar a Dois' conta com mais de 850.000 visualizações e faz parte da banda sonora da novela 'Coração D'Ouro', enquanto 'Pouco de Sol', o mais recente single, faz parte da banda sonora da novela 'Poderosas'.


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%