segunda-feira, 5 de outubro de 2015

0

Livro: Machado dos Santos, O Herói da Rotunda (José Jorge Letria)




Título: Machado dos Santos - O Herói da Rotunda - O homem que fez triunfar a República
Autores: José Jorge Letria (Texto) & Afonso Cruz (ilustrações).
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724740584
Coleção: Figuras da história

Sinopse
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Vem conhecer a história de António Maria Machado dos Santos, o homem que na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910 chegou à Rotunda para liderar centenas de homens na defesa desta posição estratégica. Mantendo-se firme e irredutível, mesmo face a notícias contraditórias que davam a revolução como detida pelas forças do Rei, Machado dos Santos aguentou a posição e a sua atitude foi decisiva nos eventos que se desenrolaram, culminando com o anúncio da implantação da República, a 5 de Outubro de 1910. Cem anos depois, José Jorge Letria relata-nos a vida de Machado dos Santos, e Afonso Cruz ilustra, de forma exemplar, a vida deste herói esquecido.

Opinião
Não é segredo nenhum que tenho uma paixão enorme por Afonso Cruz. A minha obcessão tornou-se tão grande que já não me centro apenas nos livros escritos dele, mas já me voltei para aqueles que ele ilustrou. E este é um desses casos. 

Há coisas das quais não nos podemos nunca esquecer e este livro faz isso: relembra-nos um herói que foi esquecido e que teve um final que não merecia. 

Numa altura em que as questões políticas estão mais quentes do que nunca, tentar compreender melhor o nosso passado político é de extrema importância. 

Assim, um livro que eu comprei só por causa das ilustrações, tornou-se para mim num momento de re-aprendizagem, que me fez "reviver" e reavivar memórias ligadas à história de Portugal. 

No entanto, uma ressalva. Não me parece que este livro seja para criança muito pequenas. Penso que se destina mais a crianças mais velhas que possivelmente não o irão ler, não só pelo conteúdo mas pela presença de ilustrações. A meu ver o que se sucede muitas vezes é que as crianças mais pequenas não têm muita paciência para este tipo de história, e as crianças mais velhas não têm paciência para ler livros ilustrados. Não sei... achei a ideia boa mas não sei até que ponto conseguirá o que pretende...

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%