quinta-feira, 29 de outubro de 2015

1

Evento: Iberanime OPO 2015

Onde podemos cruzar-nos com as nossas personagens de anime e manga favoritas, provar Kit Kat de uva, batata doce, feijão vermelho ou wasabi, dançar, e aprender sobre a fantástica cultura nipónica? No Iberanime, claro está!!

Depois de não ter conseguido ir ao evento em Gondomar no ano passado, passei basicamente 365 dias em contagem decrescente para conseguir ir este ano. Quando chegou o dia, mal consegui conter o entusiasmo, pois finalmente iria conseguir participar naquele que é, muito provavelmente, o evento português preferido dos amantes de animes, mangas e da cultura japonesa de uma forma geral.


Logo na fila para a entrada percebi que estava prestes a mergulhar num universo completamente diferente, pois os cosplayers começavam a aparecer um pouco por todo o lado. Para quem não está familiarizado com o termo, uma explicação simples passa por dizer que fazer cosplay consiste em representar uma personagem de um filme, série, livro, etc. vestindo as suas roupas e assumindo a sua postura.




Depois de entrarmos no pavilhão, o difícil mesmo é decidir o que fazer pois há imensas actividades a ocorrer ao mesmo tempo. Confesso que esta foi a minha maior dificuldade, estabelecer prioridades e decidir o que fazer. Desde experimentar jogos de computador retro, passando por sessões de cinema, onde temos a oportunidade de assistir a curtas-metragens de animes de 25min, até workshops dos mais variados temas: língua japonesa, origami, artes marciais... está tudo à nossa disposição.

Quanto a mim, comecei o dia por participar na Para Para Dance, que é sem dúvida o momento mais divertido do Iberanime! São centenas de pessoas a dançar músicas pop japonesas num estilo, sem dúvida, original. Eu que detesto dançar, dei por mim super divertida a participar e os 20 min que duraram essa sessão passaram a voar!

Depois, nada como visitar a secção dos workshops onde senti que mergulhei no Japão:





A embaixada do Japão não podia faltar ao evento e, entre muitas outras coisas, proporcionava a oportunidade a qualquer pessoa de experimentar um Kimono, a famosa peça de roupa japonesa.















Já tinha visto muitos Origamis, mas nunca tantos e tão complexos como aqueles que vi no Iberanime. Eu que não sou nada dada a trabalhos manuais, fiquei com uma vontade imensa de começar a dedicar-me a sério a esta actividade!








As competições mais engraçadas podem ser encontradas no Iberanime! No caso desta imagem, tive a oportunidade de assistir a uma competição para ver quem conseguia comer mais rápido uma dose de noodles super picantes. Ri-me do início ao fim ao ver o esforço dos corajosos que decidiram arriscar os seus estômagos com esta tarefa. 









De tantas artes marciais presentes no evento, uma das que mais gostei de assistir foi à de Jujutsu. Já tinha ouvido falar nela mas não fazia ideia no que consistia e fiquei, finalmente, elucidada.









O Domingo foi dia de grande concerto, ou seja, o convidado especial do evento brindou os seus fãs com um concerto enérgico. Este ano foi o cantor japonês Piko quem levou a plateia ao rubro. Confesso que não o conhecia mas adorei a sua postura em palco, a sua energia e alegria contagiantes. E o mais incrível de tudo? A plateia conseguiu acompanhá-lo em japonês em algumas canções! Tenho mesmo de me preparar melhor para o próximo ano ;)






Uma das minhas actividades favoritas foi um workshop intitulado "Do Livro ao Manga e Animação". O nosso formador, especialista na área, ensinou-nos o processo de pegar num texto de um livro e transformá-lo num manga ou anime. Aprendi imensas coisas curiosas e agora passarei a olhar para os Mangas e Animes de uma maneira completamente diferente!






Fui assistir a 2 das várias sessões de cinema que decorreram ao longo do dia. Todos os filmes que estavam em cartaz eram completamente diferentes e, por isso mesmo, acredito que dificilmente alguém não encontraria algo ao seu gosto. Assisti aos filmes "Negadon" e "Kakurenbo" e fiquei agradada com ambas as histórias, principalmente a segunda que tinha um toque de terror que me conquistou.







Como era de esperar, almoçar no Iberanime tinha de ser uma experiência o mais japonesa possível! Assim, deliciei-me com uns saborosos noodles e provei um curioso chá verde com mel diferente de tudo o que já tinha provado até à data. Os noodles estavam tão bons que a meio da tarde lá fui eu comer mais uma dose... nham nham!







Tal como disse no início, os cosplayers no evento eram tantos que poderia entreter-me todo o dia só a olhar para os seus engenhosos fatos. O próprio pavilhão estava repleto de stands de venda de merchandising e doces japoneses, já para não falar de exposições de desenhos e fotografias, como é o caso desta imagem.






Poderia enumerar muitos mais aspectos que me conquistaram por completo, mas acredito que só vivendo a experiência é que se poderá realmente compreender o quão fantástica é. Amei tudo tudo tudo excepto uma coisa: os preços! Se um dia decidirem ir ao Iberanime convençam-se de uma coisa: tudo lá dentro é extremamente caro. Desde a comida e bebidas ao merchandising, todos os produtos são muito caros. Mesmo assim, era vê-los a comprar tudo em todos os stands! Eu compreendo, pois eu mesma gastei mais dinheiro do que algum dia teria imaginado. Contudo, sendo esta uma experiência que se tem uma vez por ano, creio que vale bem a pena. Afinal, não é todos os dias que podemos viajar até ao Japão e voltar para casa no mesmo dia ;)

Apaixonados por Animes, Mangas ou pelo Japão em geral, não podem perder o Iberanime no próximo ano! E não, a localização não é desculpa pois o evento ocorre em Lisboa e no Porto.

Vemo-nos em Gondomar no próximo ano... Sayonara! 

Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

1 comentário:

  1. Olá Mariana :)
    Gostei imenso de ler sobre a tua experiência.
    Tenho a certeza que adoraste :p
    Kiss kiss
    Roberta

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%