quinta-feira, 16 de julho de 2015

0

Livro: Em Busca do Carneiro Selvagem



Título Original: A Wild Sheep Chase
Ano de Edição: 2007
Género: Fantasia
Autor: Haruki Murakami


Durante anos disse a quem me queria ouvir que um dia iria com toda a certeza ler algo do famosíssimo Murakami. Depois de adiar durante tanto tempo, finalmente decidi matar a curiosidade e para isso escolhi a obra "Em Busca do Carneiro Selvagem".


Sinopse:
"Ambientado numa atmosfera japonesa, mas com um pé no noir americano, Murakami tece uma história detectivesca onde a realidade é palpável, dura e fria, e seria a verdade de qualquer um, não fosse um leve pormenor: é uma realidade absolutamente fantástica. Um publicitário divorciado, que tem um caso com uma rapariga de orelhas fascinantes, vê-se envolvido, graças a uma fotografia publicitária, numa trama inesperada: alguém quer que ele encontre um carneiro! Mas não é um carneiro qualquer. É um animal que pode mudar o rumo da história. Um carneiro sobrenatural…
Murakami dá a esta estranha história um tom que só um oriental pode imprimir a uma crença, fazendo-a figurar como um facto da realidade. Coloca, de uma forma genial, a fantasia na aridez do mundo real."


Opinião:
"Peguei neste livro sem sequer ter lido a sinopse pois queria estar com a mente completamente em aberto para esta nova leitura, contudo confesso que passadas umas dezenas de páginas me vi obrigada a parar para ler a sinopse. O motivo? Estava a começar a desesperar com o ritmo da história e preocupava-me ter lido tantas páginas sem que algo de realmente determinante acontecesse.
De facto, foi isto mesmo o que menos gostei em Murakami: os diálogos e situações são abordados de uma forma tão descontraída e superficial que tive dificuldade em realmente mergulhar na história e sentir aquilo que as personagens estavam a viver.
Todo o conceito que dá origem à história é bastante original só que uma ideia não é o suficiente para criar uma grande obra, é preciso dar-lhe vida e foi isso mesmo que achei que faltou neste livro.
Sei que o Murakami é um autor conceituado e tem milhões de seguidores em todo o mundo, mas não consegui estabelecer o mínimo de empatia com as suas personagens e não gostei da forma como escreveu uma história que, a meu ver, acabou por não demonstrar nada em particular. Foi simplesmente uma leitura algo sensaborona. Assim, não se tratando de um sacrifício ler "Em Busca do Carneiro Selvagem" também não posso dizer que tenha sido um prazer.
Já me aconselharam outras obras deste autor supostamente melhores. Não digo que um dia não experimente ler mais um livro dele mas confesso que vou esperar algum tempo até esta "desconfiança" se esbater.

Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%