segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

0

Livro: O segredo da cascata dos murmúrios (Ana Nunes)




Ficha Técnica

O segredo da cascata dos murmúrios
Ana Nunes
Formato do ficheiro: epub
Ano de edição ou reimpressão: 2014
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-027-6
Idioma: Português
Número de páginas (estimadas): 75


Sinopse

O segredo da cascata dos murmúrios é o segundo livro da coleção Os 4 Quadrantes, dirigida aos jovens mais aventureiros. Tudo começa quando os 4 Quadrantes vão passar uns dias de férias a uma pequena aldeia inserida no Parque Natural da Peneda-Gerês. Ali, junto à fronteira a norte de Portugal, usufruem de paisagens maravilhosas, conhecem as gentes sãs que habitam nas terras do Barroso, descobrem tradições de influência Celta, participam numa festa mágica e ainda ficam a conhecer a lenda de uma ponte que dizem ter sido feita pelo diabo.
Entretanto, algumas localidades próximas vivem assoladas por uma série de estranhos assaltos. Aquilo que, julgavam eles, não passaria de uma semana pacata transforma-se numa fascinante aventura! A Constança, a Ema, o Lucas, o Vicente, e o inseparável Sam não tardam a perceber que há matéria para investigação… Conseguirão os quatro amigos resolver este novo mistério?


Opinião

Gosto imenso de livros infantis e juvenis... e este livro foi para mim uma agradável surpresa, pois quando o comecei a ler não tinha qualquer ideia sobre ele. Não tinha lido a sinopse, não tinha lido críticas, nada. Logo nas primeiras "páginas" foram-me apresentadas 4 personagens humanas e o Sam (um cão muito querido). As ilustrações que acompanhavam as descrições das personagens para além de muito bem conseguidas, ajudam os mais novos a visualizar as personagens. Adorei esse pormenor. 

Assim sendo, assim que comecei a ler "O segredo da cascata dos murmúrios" fiz uma viagem no tempo, e senti-me criança de novo. Quem me dera ter lido este livro quando era mais nova. Teria adorado vibrar com as aventuras destas 4 (ou melhor, 5) personagens. 

Para além das aventuras onde os 4 quadrantes (assim é denominado o grupo) se vão embrenhar, adorei o facto da autora falar de sítios bonitos de portugal, de falar em festas tradicionais, de usar linguagens típicas.. a leitura deste livro não foi só uma viagem no tempo, foi uma viagem para uma zona de Portugal que não conheço e que agora estou louca por visitar. 

Acho este tipo de livros muito importantes para as camadas mais jovens, e é sem dúvida de louvar que ainda haja autores nacionais a falar sobre as belas zonas a visitar em Portugal. Assim sendo, é nestes cenários que os jovens se vão embrenhar numa aventura repleta de emoções fortes. 

Divertido, e actual, este livro é sem dúvida adequado para os mais novos, pela história que acarreta mas também pelo valor instrutivo que tem ao falar de lugares a visitar, ao mesmo tempo que utiliza uma linguagem acessível e divertida aos mais novos, com expressões tão comuns usadas hoje em dia, como selfie, facebook ou instagram. 

Aconselho vivamente!

Roberta Frontini

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%