terça-feira, 27 de maio de 2014

0

51ª Entrevista - peixe : avião (banda portuguesa)


peixe : avião



Foi no ano de 2007 que os peixe : avião, uma banda natural de Braga, surgiu no panorama musical português tendo como carta de apresentação o EP “Finjo a fazer de conta feito peixe : avião” que conquistou um enorme sucesso. Estava dado o primeiro passo de uma banda que viria a conquistar fãs com o seu álbum de estreia “40.02” em 2008 ao qual se seguiu, em 2010, o seu segundo trabalho, “Madrugada”. A sua presença no festival Fusing Culture Experience, no próximo mês de Agosto na Figueira da Foz, já está confirmada! Juntem-se a nós e entrem no mundo dos peixe : avião...


Os peixe : avião são compostos pelo André Covas, José Figueiredo, Luís Fernandes, Pedro Oliveira e Ronaldo Fonseca.

A todas as bandas/músicos, o FLAMES pergunta... 

Como se conheceram e como decidiram começar esta banda? 
O José, o Luís e o Ronaldo já tinham trabalho em conjunto em projectos anteriores e quiseram criar um novo projecto. O José e o André já se conheciam há algum tempo e o Pedro e o Luís idem, mas nunca tinham trabalhado em conjunto. Como estávamos praticamente todos sediados nas salas de ensaio do Primeiro de Maio, acabou por ser algo natural falarmos sobre o assunto, e começarmos a trabalhar em conjunto.

Porquê este nome para a vossa banda?
Porque faz parte da primeira frase da letra da primeira música que escrevemos, “Atiro ao Alvo”, que diz “Finjo a fazer de conta, feito peixe : avião”. Esta frase deu nome à banda e ao primeiro EP que editámos.

Músicos/Bandas favoritas que vos inspirem...
Isso é algo complicado responder, mas cá vão algumas que certamente nos deram pistas sobre aquilo que gostaríamos de fazer: NEU!, CAN, Portishead, Kraftwerk, Steve Reich, Helm, Anika, Broadcast...

Local onde mais gostariam de tocar: 
No estádio Primeiro de Maio em Braga, mas desta vez no relvado, com um palco enorme e carregado de pirotecnia e 40.000 pessoas a gritar o nosso nome freneticamente.

Lembram-se do vosso primeiro ensaio? Onde foi: 
Foi precisamente nas salas de ensaio do estádio Primeiro de Maio, mas teve uma particularidade: o nosso primeiro ensaio de banda teve lugar depois do primeiro EP estar composto e gravado. Na verdade, o André e o Pedro só se conheceram pessoalmente nesse primeiro ensaio! Todo o processo de composição e gravação foi feito à distância.

Quem compõe as músicas?
Os 5 peixe : avião e as letras são da autoria do Ronaldo.

Que cartaz/mensagem gostariam de ver a ser erguida no meio do público? 
As letras das músicas, estilo tele-ponto.

Lembram-se de alguma situação caricata que tenha ocorrido num dos vossos concertos? 
Já aconteceram algumas coisas engraçadas como uma senhora na frente da plateia exibir o peito à banda, termos o Mike Patton (Faith no More, Mr. Bungle) a assistir ao concerto na parte lateral do palco, e houve uma fase em que o Ronaldo gostava de apresentar os elementos da banda, mas recorrentemente tinha brancas e trocava os nossos nomes todos.

Aos peixe : avião o FLAMES pergunta...

Ao longo do tempo novas experiências surgem na vida de todos os artistas. De que forma é que o som da banda tem evoluído ao longo do tempo fruto dos anos que decorreram? 
O nosso som tem vindo sempre a modificar-se, como resultado das nossas aprendizagens e de um esforço para tornar as coisas sempre frescas e interessantes para nós. Em relação ao nosso início, a nossa música é, hoje, muito mais dura e crua. As texturas também são diferentes, no sentido em que cada instrumento deixa muito mais espaço para os restantes, do que no passado. É, também, um som mais orgânico, mais espontâneo, o que reflecte o facto de cada vez mais compormos em grupo, na sala de ensaio, em vez de em casa, em frene ao computador.

Os fãs que começaram esta aventura com os peixe : avião são sempre os mesmos ou sentem que dependendo do álbum ou dos anos que passam esse grupo que vos segue tem vindo a mudar? 
Um pouco de ambos. Por um lado sentimos que há gente que nos segue desde o início, mas à medida que nos vamos dando a conhecer em concertos e edições, novo público se vai interessando pelo que fazemos. Algumas pessoas também se vão desinteressando, provavelmente, mas sentimos que a tendência continua a ser ascendente.

Sabemos que alguns de vocês (senão todos) já participaram ou ainda participam em projetos musicais paralelos aos peixe : avião. Conseguem, mesmo assim, dedicar o tempo e esforços que desejam à banda?
Não só conseguimos arranjar tempo para a banda, como todas essas experiências extra peixe : avião são sempre de alguma forma enriquecedoras para o grupo. Foi algo que sempre aconteceu e provavelmente sempre acontecerá.

Recentemente foram considerados a banda do dia pelo Canal 180. Como receberam esta notícia? Que importância dão a este tipo de destaque? 
É sempre gratificante quando alguém partilha um pouco do seu tempo connosco, seja com uma entrevista, com um comentário no Facebook, ou com um destaque como foi o do 180. O canal 180 tem-nos apoiado bastante desde o início. Tem gente fantástica a trabalhar lá e o resultado é um canal com um bom-gosto tremendo que tem dado voz a muito do que de cultural se faz por cá.

Para quando estão a planear lançar um novo álbum de estúdio? 
Já começámos a compor coisas novas, mas ainda não pensámos no que fazer com o material em que estamos a trabalhar. Nesta fase queremos focar-nos mais em mostrar ao maior número de pessoas possível o “peixe : avião” que saiu há cerca de meio ano.

Sentem que têm conseguido realizar tudo aquilo a que se propuseram quando criaram os peixe : avião ou são mais daquele tipo de bandas que não planeia muito as coisas e simplesmente vive o momento presente?
Não nos propusemos a nada, para além da língua das letras, quando criámos o projecto. Até agora temos tido alguma sorte, misturada com bastante trabalho e dedicação: fazemos a música que gostamos, de forma independente e temos oportunidade de a mostrar a bastante gente. No caminho ainda vamos conhecendo e trabalhando com gente muito interessante e com trabalho que já admirávamos ainda antes dos peixe : avião existirem.

Têm concertos agendados para breve que queiram referir? 
Temos várias coisas agendadas, para os próximos meses, algumas ainda não anunciadas. Como não queremos escolher um filho em relação a outros, o melhor é mesmo seguirem-nos através do facebook para poderem estar a par das novidades.

Um grande obrigada aos peixe : avião pela sua disponibilidade e votos de muito sucesso!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%