segunda-feira, 31 de março de 2014

2

Deixava de dormir por...: Novidades editoriais de Março 2014


Março não desiludiu no que a novidades editoriais diz respeito. Foram tantas as obras novas a enfeitar as livrarias nos últimos 30 dias que o difícil mesmo foi apenas algumas para fazer parte da nossa lista.


Vamos então ver por causa de que obras é que nós deixaríamos de dormir:

  

Editorial Presença - Que esta é editora é conhecida pelas suas novidades constantes não é novidade nenhuma. Este mês, houve uma história misteriosa que nos chamou a atenção, a obra "Half Bad - Entre o Bem e o Mal" de Sally Green.

Sinopse: Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável.




Quinta Essência -   Sandra Brown já não é novidade para nós. Por isso mesmo,  o seu novo livro "Tornado" não podia passar despercebido.

 Sinopse: Bellamy Lyston tinha apenas doze anos quando a irmã mais velha, Susan, foi morta num dia de feriado tempestuoso em finais de Maio. Atualmente, dezoito anos mais tarde, Bellamy escreveu um livro de grande sucesso que se baseia no assassínio de Susan (...) Mas quando um repórter oportunista descobre que o livro é baseado em factos verídicos, a identidade de Bellamy é revelada a par do escândalo da família. Além disso, Bellamy torna-se alvo de alguém sem escrúpulos que, ou por querer que a verdade subjacente ao assassinato de Susan continue por desvendar ou, ainda mais ameaçador, por estar determinado a vingar-se por um homem acusado e condenado injustamente. Para poder identificar quem anda a assediá-la, Bellamy vê-se confrontada com os fantasmas do seu passado. Enquanto Bellamy aprofunda cada vez mais o mistério que envolve o assassínio de Susan, põe a descoberto elementos perturbadores do crime que colocam em questão o caráter daqueles que lhe são mais queridos (...) está determinada a não parar até descobrir quem assassinou Susan. Isto é, a menos que o assassino ataque primeiro...

 
 

 Chiado Editora - Sempre a dar cartas no que à edição de novos escritores portugueses diz respeito, a Chiado Editora publicou este mês a segunda obra da escritora Susana Esteves Nunes, "Caminho Traído".  
 
Sinopse: Habituada a uma vida árdua e com uma grande falência de amigos e família, Amélia tenta, uma vez mais, superar e seguir aquele que é o seu destino. Embora tivesse sido abandonada, quando ainda um bebé recém-nascido, não vive obstinada por explicações sobre os motivos do seu abandono. Depois de deixar o orfanato, onde cresceu e foi criada até a maioridade, tem como objetivo conseguir independência financeira, através de um trabalho digno. Será esse emprego a sua salvação ou o seu calvário? Quando por fim, os amigos e o amor brotam na sua vida, e quando, finalmente, parece ter encontrado o seu caminho, Amélia depara-se com mais contrariedades. Conhecer o preconceito social, a traição e um amor perdido, não será fácil para esta jovem. Será ela capaz de superar mais esta adversidade? Poderá um amor resistir a tantos obstáculos? Um romance repleto de adversidades e traições. Onde o amor é a peça fundamental para um enlace feliz, ou será?
 

 
Babel -  Nostálgicas incuráveis, não poderíamos deixar de reparar na reedição de 4 livros da conhecida coleção "O Clube das Chaves" das autoras Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira.
 
 
Os títulos "O Clube das Chaves Cumpre a Missão", ""O Clube das Chaves E a Nova Ordem", "O Clube das Chaves Entre Barreiras" e "O Clube das Chaves Mergulha nos Oceanos" foram editados com novas capas e com revisão de textos.
 
 

 
Esfera dos Livros -  O conhecido ator Virgílio Castelo sabe encantar-nos com as suas palavras e já foi editado o seu mais recente livro "Despedida de Casado".


Sinopse: Morrer por amor. Numa fria madrugada, num ato de loucura, João e Beatriz decidem suicidar-se para eternizar o seu amor, tornando-o assim perfeito. Imortal. Na escuridão da planície alentejana entram nos seus carros e aceleram vertiginosamente um contra o outro. Mas João, no último momento, decide reescrever o seu destino. Para isso será necessário uma despedida. Do casamento, de Beatriz, de uma relação perigosa, baseada na obsessão e no ciúme descontrolado. Despedir-se sem olhar para trás e partir numa longa viagem em busca de si próprio, da sua essência e de uma nova forma de amar, até agora desconhecida. Um amor puro, sem sofrimento, nem ameaças, capaz, quem sabe, de o fazer verdadeiramente e apenas feliz. Até onde podemos ir quando nos apaixonamos? Ao longo destas páginas somos questionados e impelidos a descobrir diferentes formas de amar. Do amor obsessivo e doentio, capaz de nos arrastar para o lado mais obscuro e desconhecido do nosso ser, capaz de nos levar à loucura e até à morte, ao amor são, onde a entrega, a esperança e a paixão, dão novos significados à palavra amar.



Alphabetum -  Um livro com um título curioso escrito por um ilustre português desconhecido, por enquanto..."Artur a Duas Mãos e outros contos" de Paulo Pinto.

Sinopse: O conto «Artur a duas mãos» viu a luz do dia de forma inesperada. Nasceu de um só fôlego num, pelo menos agora considerado, feliz fim de tarde. Algo já latente algures e necessitando apenas que fosse aprisionado na matéria. Como quem se senta ao piano para executar um monótono e rotineiro exercício e acaba por descobrir inauditos acordes e retirar uma surpreendente harmonia desses elementos.O seu núcleo, ou por outra, a sua história, é bastante simples. Tudo se resolve e desenvolve por nuances, com declives suaves e delicados, numa atmosfera de alegre ironia.Os outros contos do livro remetem para existências e emoções humanas ainda muito ligadas à experiência africana do autor, nomeadamente em Moçambique.Neste livro, cada conto vale por si mesmo. E cada conto é como uma cereja. E já se sabe como é com as cerejas…



Alfarroba - Num país cada vez mais envelhecido, a obra "Nunca Serei Velho - Um elogio à velhice" de Ilídio Carreira com ilustrações de Suzana Nobre não podia ter sido editada em melhor hora.
 

 
 
Sinopse: Para ler de mãos dadas a duas gerações separadas por um comboio de anos mas tão próximas de vontades.
 
 
 







Bizâncio - Há histórias que nos inspiram, e o livro "A Vida é um Presente" de María de Villota parece ter todos os ingredientes para ser uma obra marcante.


Sinopse: María de Villota, ex-piloto de Fórmula 1, relata neste livro a volta que deu a sua vida depois do acidente que sofreu em Inglaterra, a 3 de Julho de 2012, numa sessão de treinos. Nesse trágico dia quase perderia a vida, ficando com graves sequelas. Em lugar de se entregar ao desânimo, a sua tenacidade e coragem foram mais poderosas. A Vida É Um Presente é um testemunho comovente, apaixonante e inspirador de uma mulher decidida a pilotar com mão firme o rumo da sua vida. Apesar desta recuperação espantosa, María de Villota morreria trágica e inesperadamente a 11 de Outubro de 2013, 15 meses depois do seu acidente, na sequência dos muitos traumas sofridos na altura; a dias do lançamento em Espanha desta sua obra. O seu testemunho de coragem e determinação permanece como uma inspiração invulgar para todos os que se deparam com momentos mais duros nas suas vidas.


 Objectiva - Uma pessoa hilariante só podia ter escrito um livro de rir até não poder mais. "Nascido e Criado na Margem Sul" de Rui Unas tornou-se imediatamente num livro a ler para nós.´


Sinopse: Rui Unas vive na Margem Sul há 40 anos e correm rumores de que nunca foi sequer a Lisboa. (Diz-se que sente vertigens ao aproximar-se da ponte e que só de charola aceita pôr os pés num cacilheiro.) Em certas noites de nevoeiro há relatos de avistamentos do nosso herói no braço esquerdo do Cristo Rei – de costas para Lisboa. Pela Margem Sul cresceu, levando uma vida pautada pelo vício e pela transgressão gratuita, tendo conquistado o pleno domínio da sua praceta enquanto criança. É dali que ainda hoje controla o tráfico de ursinhos de goma em toda a Margem Sul e comanda o movimento independentista sectário auto-denominado «A Margem Sul é até Cabo Verde». Há cerca de 20 anos, conquistou o mundo aos microfones da Rádio Seixal, travestindo-se desde então de radialista, apresentador de televisão, fake MC, autor de autobiografias imaginárias, actor e profissionalíssimo professor de kizomba. Don Juan nas horas vagas (e nas outras horas todas), são épicas as histórias das suas conquistas, de Alcochete à Caparica, tendo as suas bravatas inspirado argumentos cinematográficos de uma produtora de renome, sediada numa cave do Barreiro. Marcou gerações, sobretudo a que o viu de maillot de luta greco-romana, e nem com uma vida inteira de psicoterapia conseguirão os margem-sulenses esquecer a primeira vez que dançou o malhão africano em público.


 
Porto Editora - O 25 de Abril aproxima-se e que melhor obra para celebrar essa importante revolução? Fiquem com "Os Rapazes dos Tanques" de Alfredo Cunha e Adelino Gomes.

Sinopse: Os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois. Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime - um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio. Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia.
 
 

2020 Editora -  É importante termos uma alimentação saudável todo o ano, mas é inevitável essa preocupação aumentar com o aproximar do verão. Pois bem, o livro "500 Refeições Saudáveis" poderá ser uma preciosa ajuda.
 
Sinopse: O livro ideal para quem se preocupa com o consumo calórico, mas não pretende sacrificar o sabor nem a apresentação dos pratos. Repleto de receitas deliciosas, claras e fáceis de seguir, inclui um capítulo Introdutório completo sobre alimentação saudável, que explica quando e como reduzir a gordura, o açúcar e as calorias sem perder o sabor dos ingredientes. Não só tem receitas pouco calóricas, como também opções sem laticínios ou glúten, vegetarianas, adequadas para o coração, pobres em hidratos de carbono e ricas em vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde. Este é o único livro de cozinha saudável de que vai precisar!




Marcador -  Um livro traduzido por João Tordo? Que curiosidade! A obra de estreia de Auður Ava Ólafsdóttir, "Rosa Cândida", promete.

Sinopse: Um jovem decide deixar a casa da sua infância, o irmão autista, o pai octogenário e as paisagens familiares de campos de lava cobertos de musgo, em busca de um futuro desconhecido. Pouco antes da sua partida recebe um terrível telefonema: a mãe falecera num acidente de carro. As suas últimas palavras tinham sido de doce conselho ao filho, incitando-o a continuar o trabalho que partilhavam na estufa, mais especificamente o cultivo de uma variedade de rosa rara, a Rosa Candida. Antes da morte da mãe, naquela mesma estufa, vivera um breve encontro de amor. Foi quando já preparava a sua partida que soube que, nessa noite, concebera inocentemente uma criança. Atordoado com todos estes súbitos acontecimentos, procura refúgio, recolhendo-se num majestoso jardim abandonado de um antigo mosteiro europeu. É aí que se vai dedicar a fazer florescer aquela rosa rara de oito pétalas. Ao concentrar a sua energia no seu cultivo, aprende também, sem dar por isso, a cultivar o amor.


Planeta - Com este livro nunca mais ninguém poderá dizer que não entendeu o que lhe gritaram durante uma discussão. Um livro, no mínimo, curioso. Fiquem com "O Dicionário de Insultos" de Sérgio Luís de Carvalho.



 Sinopse: O primeiro dicionário do género que dá a conhecer a história e a origem de mais de quinhentos insultos que todos nós conhecemos, melhor ou pior. A vida não anda fácil e a vontade de insultar é muita? Pois faça-o com estilo, faça-o com arte e conhecimento. Porque insultar bem...





 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. É agora que me levam à falência! Tantos livros interessantes!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Eunice. Agora o difícil mesmo é decidir por onde se começar... :/

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%