quinta-feira, 23 de maio de 2013

0

Livro: Mildred Pierce




Título Original: Mildred Pierce
Ano de Edição: 2013
Género: Romance, Drama
Autor: James M. Cain

Publicado pela primeira vez em 1941, "Mildred Pierce" tornou-se num clássico que, ao longo de décadas, tem servido de inspiração tanto para uma adaptação ao cinema (num filme homónimo de 1945 que viu premiado a sua protagonista, Joan Crawford com o Óscar de melhor actriz principal) como para a tv (numa premiadíssima série da HBO com Kate Winslet no papel principal).
A história decorre numa América arrasada pela crise de finais dos anos 20. O desemprego atinge valores recorde e a fome e miséria atingem a maioria das famílias americanas.
Mildred Pierce não foge à regra e, após divorciar-se do seu marido que nada quer ter a ver com o trabalho, depara-se com uma situação desmoralizadora: nunca tendo tido um emprego na vida, já que até então apenas tinha desempenhado o seu papel de dona de casa, tem que conseguir arranjar uma forma de se sustentar a si e às suas duas pequenas filhas, Ray e Veda.
Começa, assim, a luta de Mildred, uma luta já por si difícil mas que se agrava pelo facto de a jovem Mildred viver numa sociedade que tem bem definido qual deve ser o lugar de uma mãe divorciada, sem formação ou experiência de trabalho...conseguirá Mildred Pierce remar contra a maré e vingar na vida?!
Neste clássico, James M. Cain brinda-nos com uma história simultaneamente contundente e comovente.
É através de uma escrita fluída, sagaz e coerente que o autor nos apresenta uma protagonista ao mesmo tempo frágil e forte. Não é, assim, difícil para o leitor deixar-se apaixonar por Mildred Pierce, uma mulher que luta contra tudo e todos para conseguir fugir da vida de miséria em que se vê envolvida juntamente com a sua família. Contudo, James M. Cain conseguiu criar uma trama muito diferente daquilo que as primeiras páginas deixam antever e, desta forma, consegue prender-nos até à última página numa curiosidade crescente acerca do desfecho das desventuras em Mildred se vê envolvida.
A construção das personagens foi feita com verdadeira mestria e não pudemos deixar de nos envolver emocionalmente nesta história, como se de verdadeiras pessoas se tratassem, ou não fosse Mildred um exemplo de uma protagonista que tem tantas virtudes como defeitos; sendo que destes últimos o seu maior é a sua admiração desmesurada e doentia pela filha mais velha, Veda, apesar de esta ser a origem da maioria dos seus problemas e preocupações. 
A cereja no topo do bolo é-nos apresentada sob a forma de uma crítica social subjacente que James M. Cain não se absteve de fazer e que nos leva a identificar vários pontos em comum com a nossa sociedade dos dias de hoje tornando, assim, este livro numa leitura bastante pessoal e intensa.
Uma história que recomendamos! 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%