Envie esta página a um amigo!

terça-feira, 31 de julho de 2012

0

Filme:Ted


Ano: 2012
Duração: 106 minutos 
Género: Comédia
Realizador: Seth MacFarlane
Cast:

Mark Wahlberg
Mila Kunis
Seth MacFarlane
Joel McHale
Giovanni Ribisi
Patrick Warburton

Numa noite de Natal, John deseja que o seu ursinho de peluche possa falar tornando-se, desta forma, o seu melhor amigo. O seu desejo é realizado. Os dois vivem uma vida feliz até ao dia em que a namorada de John lhe faz um ultimato: ou ela ou o urso. 

O filme é um bocado estúpido, estranho, e claramente não recomendado para crianças abaixo dos 14 anos (a nosso ver), mas a verdade é que passámos o tempo todo a rir no cinema, e isso já é uma mais valia. 

O seu realizador é o realizador e produtor da Série "Family Guy" e o filme faz muitas referências ao mesmo e assemelha-se a ele.

No final, fica-nos difícil tentar perceber se o aconselhamos ou não. Depende muito da pessoa. De certo que podem esperar grandes gargalhadas, mas não esperem por um GRANDE filme!


quinta-feira, 26 de julho de 2012

4

Livro: Irmã




Título Original: Sister
Ano: 2010
Género: Suspense, Drama
Autora: Rosamund Lupton


Apesar de "Irmã" ser o livro de estreia de Rosamund Lupton, foi um best-seller instantâneo e tornou a autora numa nova promessa do mundo da escrita de quem se espera, ansiosamente, novas obras. Nós, depois de ler este livro, mal podemos esperar pela sua próxima história.

Em "Irmã" é-nos apresentada uma história de suspense com fortes contornos dramáticos.
Beatrice, uma jovem britânica de 26 anos a viver em Nova Iorque, recebe um terrível telefonema da sua mãe: a sua irmã mais nova, Tess, estava desaparecida há já alguns dias. Sem hesitar, Beatrice decide apanhar o primeiro vôo para Londres, o cenário do trágico incidente, para descobrir onde se encontra a sua irmã. 
Contudo, nada tinha preparado Beatrice para descobrir a verdade. Mesmo contra tudo e todos, ela apenas descansará quando descobrir o que aconteceu a Tess, nem que a verdade seja muito mais dolorosa do que aquilo que ela possa imaginar...

Adorámos este livro. Se tivessemos que descrevê-lo numa palavra seria: originalidade.
A começar pela forma como a história é escrita. Lupton consegue surpreender o leitor ao conciliar de forma soberba a descrição de eventos passados com o presente; se num parágrafo nos é descrito o que está a suceder no presente, no parágrafo seguinte viajamos até ao passado para viver com mais intensidade aquilo que Beatrice está a sentir no presente. É preciso estar-se um pouco atento no início para não nos confundir-mos mas, a partir do momento em que "lhe apanhamos o jeito", fica tremendamente mais interessante ler uma história narrada desta forma.
A história também é bastante original. A escritora consegue apresentar-nos um enredo de suspense, com o desaparecimento de Tess sempre como pano de fundo, ao mesmo tempo que consegue sensibilizar o leitor para a relação extremamente forte que unia estas duas irmãs. Não é preciso ter-se irmãos para se comover com a forma como este fortíssimo laço entre estas duas jovens é descrito.
O outro factor original está no final da história. Este foi, sem dúvida, um dos livros cujo final mais nos surpreendeu. Mas quanto a isso, não nos podemos adiantar muito mais ou estaríamos a revelar toda a história...
"Irmã" é, sem dúvida alguma, uma grande obra que vale a pena ser lida, apreciada e vivida!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

0

Homenagem: Morreu José Hermano Saraiva (1919 - 2012)


Morreu 
José Hermano Saraiva 
(Leiria, 1919 - Palmela, 2012)

Morreu, esta sexta-feira, aos 92 anos uma das personagens mais carismática em Portugal. Era licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Lisboa, e trabalhou na RTP1 e RTP2 numa série de programas sobre a história de Portugal.

Para além dos inúmeros cargos que desempenhou, foi Ministro da Educação (1968-1970).

Curiosidade: ficou classificado em 26º lugar entre 100 lugares no programa da RTP1 GRANDES PORTUGUESES.

Distinções:

Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública
Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho
Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco
Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique


Programas televisivos


Série: O Tempo e a Alma (RTP, 1972)
Série: Histórias que o Tempo Apagou (RTP, 1994)
Série: Lendas e Narrativas (RTP, 1995)
Série: Horizontes da Memória (RTP2, 1996)
Série: A Alma e a Gente (RTP2)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

1

Filme: A rapariga do capuz vermelho




Título Original: Red riding hood
Ano: 2011
Género: Suspense, Fantasia, Romance
Realizador: Catherine Hardwicke


Se há pouco tempo falámos de uma adaptação da história da Branca de Neve eis que chegou a vez de Capuchinho Vermelho "brilhar". Esta história é, com certeza, uma das mais conhecidas por crianças de todo o mundo.  Contudo, a promessa apresentada pelo trailer deste filme fazia antever uma história renovada.

Em "A rapariga do capuz vermelho" conhecemos Valerie, uma bela jovem que enverga um longo capuz vermelho oferecido pela sua avó.
A vida de Valerie decorre com normalidade numa pequena povoação perdida no meio do bosque. Todos são felizes e prosseguem com as suas vidas até que o temível Lobo decide quebrar as tréguas há muitos anos estabelecidas e mata a irmã de Valerie.
Assustada, a população decide pedir a intervenção do padre Solomon, um corajoso homem que, no passado, chegou a matar ele mesmo um outro Lobo que ameaçava uma outra aldeia.
Contudo, ninguém estava preparado para a revelação que o padre Solomon tem para fazer: o Lobo é nada mais nada menos de que um habitante da aldeia que, em noites de lua cheia, se transforma num temível ser e ataca sem piedade aqueles que se cruzarem com ele.
Quem será o Lobo? A desconfiança está instalada e, a partir desse momento, todos são suspeitos. Será que Valerie e restantes conseguirão descobrir quem é o Lobo que se esconde por debaixo de uma pele de cordeiro antes que seja tarde demais?!

Gostámos imenso deste filme! Para nós, tratou-se de uma adaptação original e inteligente desta história que já foi contada e recontada milhares de vezes.
Em "A rapariga do capuz vermelho", conhecemos uma capuchinho vermelho mais madura, num mundo mais sombrio e realista.
O mistério em volta da verdadeira identidade do Lobo foi brilhantemente construído, fazendo com que, ao longo de todo o filme, desconfiemos de inúmeros personagens. Mesmo assim, a revelação final consegue ser verdadeiramente surpreendente.
Este é um ótimo filme para os amantes de bons mistérios!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

0

Livro: Dewey


Título: Dewey - o gato que comoveu o mundo
Ano: 2008
Autora: Vicki Myron (com Bret Witter)
Editora: Caderno
Nº de Páginas: 279


Esta não é uma história qualquer, é uma história verdadeira sobre um gato extraordinário: Dewey.
Dewey era um gato abandonado que foi encontrado na caixa de devoluções de livros da biblioteca de Spencer (EUA). Desde esse dia, a cidade e as suas gentes nunca mais foram as mesmas.
Vicki Myron é a autora do livro e a responsável por nos contar a vida deste gatinho maravilhoso. Ao longo das 279 páginas deste livro, podem deliciar-se com as histórias do "gato que comoveu o mundo". E tem mais. Depois de lerem o livro desafiamo-vos a irem ao youtube ver videos sobre o mesmo :) perfeito não?
Adorámos o livro. O facto de gostarmos imenso de animais (especialmente gatos) contribuiu, claramente, para que ficassemos encantadas a cada página! E depois de o ler, ficou a nossa grande vontade de visitarmos Spencer, e o gosto por estudar/trabalhar numa biblioteca intensificou-se.
Aconselhamos a todos a leitura deste livro. É muito leve, comovente por vezes, e mesmo divertido. Para umas horas bem passadas não há melhor.
Deixamos em baixo o link de alguns dos vídeos onde podem ver, a vivo e a cores, Dewey. No entanto, aconselhamos a lerem primeiro o livro, pois há muitas coisas que acabam por ser contadas neste vídeo, e é uma pena!

Boas leituras!

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=NHiUQb5xg7A

http://www.youtube.com/watch?v=0jGpvvLmwbs

http://www.youtube.com/watch?v=_oVmD3LsCzw

http://www.youtube.com/watch?v=YILcRoYGvQ4


quinta-feira, 12 de julho de 2012

2

Anime: Dragon Ball Kai




Ano: 2009 (2012 em Portugal)
Nº episódios: 97
Género: Acção, Drama
Criador: Akira Toriyama


Não percam o próximo episódio, porque nós...também não!!


Pára tudo! O anime que tornou a animação japonesa famosa em todo o mundo e que encantou pequenos e graúdos na década de 90 está de volta! Pois é. Para quem já tinha saudades deste famosíssimo anime, os seus criadores decidiram brindar os fãs desta lendária história e, para festejar o 20º aniversário de "Dragon Ball", basicamente editaram o anime original.

Contudo, os muitos fãs de Son Goku e companhia não precisam de se preocupar pois o anime só ficou melhor desta forma!
Aquilo que Akira Toriyama fez foi cortar todos os fillers (episódios que não têm nada a haver com o manga e que só servem para "encher chouriços") e melhorar os gráficos do anime (que com os anos já se tinham tornado algo antiquados). O resultado? Um Dragon Ball com os melhores episódios de sempre e com uma qualidade de imagem nunca antes vista!!


Ao longo de 97 episódios, acompanhamos as sagas mais emblemáticas de sempre deste anime: a vinda de Vegeta ao planeta Terra; o temível Frezza e o não menos poderoso Cell. E com apenas isto, está garantido um anime que irá, com certeza, despertar as melhores memórias de fãs em todo o mundo e, quem sabe, apaixonar as mais jovens gerações. Sim, pois por mais anos que passem, a história do corajoso Son Goku nuca deixará de impressionar e inspirar os seus fiéis seguidores.

Por isso, não percam a oportunidade de acompanhar, diariamente, "Dragon Ball" na Sic Radical e...deixem-se maravilhar outra vez!! 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

0

Filme: Despicable Me

 

Nome Original: Despicable Me
Nome Português: Gru, o mal disposto
Ano: 2010
Realizador: Pierre Coffin, Chris Renaud

Este foi dos filmes de animação dos últimos tempos que mais AMÁMOS. Para tal, sem dúvida que contribuiu o facto de não termos qualquer idéia sobre qual era o tema do filme. Na altura vimos no cinema assim que saiu e ontem acabámos por comprar o DVD pois encontrava-se a um preço irrisório numa cadeia de lojas bastante conhecida.

Não nos gostaríamos de alongar muito na história, pois acreditamos que um dos pontos fortes deste filme pode ser o factor surpresa.

No entanto, fiquem a saber que se trata de um filme onde 3 meninas (que viviam num orfanato) acabam por ser adoptadas por um dos maiores vilões da cidade. O que acontecerá?

Gostaríamos de vos referir, ainda, que neste filme se encontra uma das nossas personagens favoritas de todos os tempos, a Agnes, uma menina que qualquer pessoa gostaria de adoptar.
Para além do mais, neste filme encontram-se algumas cenas completamente hilariantes.

Aconselhamos a todos o visionamento deste filme, não só para crianças como para adultos, pois as cenas são facilmente adaptadas para qualquer idade. Para além do mais, tem a mais valia de, algumas das piadas, seram um bocado adultas, mas de a história ser claramente pensada para um público mais infantil.

Para algumas pessoas que viram o filme, a história foi um pouco previsível, mas esse não é um motivo válido (a nosso ver para este filme) para não lhe dar uma oportunidade.

Aqui vos deixamos o trailer:



quinta-feira, 5 de julho de 2012

0

Livro: Os filhos da droga




Título Original: Wir Kinder vom Bahnhof Zoo
Ano: 1978
Género: Testemunho
Autor: Christiane F.

O livro "Os filhos da droga" é conhecidíssimo. Já foi lido por várias gerações e continua a ser um livro de referência para os amantes de testemunhos reais tocantes e difíceis de esquecer.
Para nós, foi um livro algo difícil de ler. Não pela falta de qualidade da sua história, mas sim pela crueldade de alguns dos acontecimentos descritos.

A história é descrita na primeira pessoa: Christiane F., uma jovem alemã de 15 anos está em julgamento em tribunal por posse de heroína. Enquanto a sua sentença não é conhecida, dois jornalistas completamente fascinados pela sua história, Kai Hermann e Horst Hieck, decidem entrevistá-la. Foi durante essa entrevista (que, inesperadamente, acabou por se prolongar em várias sessões ao longo de 2 anos) que Christiane descreveu tudo aquilo por que tinha passado nos últimos anos. Tudo começou aos 13 anos de idade com o consumo de drogas até que o vício a obrigou a, com apenas 14 anos, começar a prostituir-se para arranjar dinheiro.


Este livro é INCRIVELMENTE real. Foi a primeira vez que lemos um livro que descreve com todos os pormenores a vida daqueles que são toxicodependentes, desde as sessões de "chuto" até às noites em que se prostituem para ganhar dinheiro. Tratando-se de uma história vivida por adolescentes, a história ganha contornos ainda mais chocantes.
Este é daqueles livros que ficam para sempre na memória; é impossível lê-lo e não ficar a pensar sobre aquilo que acabámos de ler.
Apesar de ser um livro forte para as pessoas mais sensíveis, não podemos deixar de recomendá-lo a TODA a gente, pois são testemunhos destes que nos alertam para uma triste realidade que pode ser encontrada em qualquer país no mundo.
Um livro a não perder MESMO.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

1

Manga: UZUMAKI

Manga: Uzumaki
Género: Terror
Escitor e desenhador: Junji Ito
Anos: 1998 – 1999
Volumes: 3 (apenas!)

Este foi o primeiro manga que lemos deste género. A história é interessante, mas digamos que não produziu em nós o efeito esperado. Esperávamos ficar assustadas a cada página, a verdade é que isso não aconteceu. No entanto, vale a pena lê-lo se quiserem passar uma hora (por cada manga) despreocupadamente a ler um manga que, por vezes, pode ser um pouco estranho (ou bizarro)! O manga é interessante e prometemo-vos que, depois de o lerem, vão estar muito atentos às epirais que irão encontrar no vosso quotidiano (a nós aconteceu).



Na história, somos levados até a uma pequena aldeia japonesa (Kurôzu-cho) numa altura em que os seus habitantes começam, pouco a pouco, a ficar obcecados (de maneiras diferentes) por espirais.

Gostaríamos de vos poder contar mais, mas não podemos mesmo, ou acabamos por vos contar alguns spoilers. Mas, se vão começar a ler um manga, ou simplesmente não sabem bem o que ler a seguir, um conselho: porque não se deliciarem com uma história de apenas 3 volumes?

Ah, existe ainda um live action do manga que pode ser visto, integralmente, no youtube aqui:
Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%