Envie esta página a um amigo!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

2

Passatempo: 17º Passatempo do FLAMES

Tal como já tinhamos vindo a anunciar, aqui está mais um passatempo. Desta vez, um(a) sortudo(a) irá ganhar um fantástico livro que temos para vos oferecer em parceria com a Editorial Bizâncio, o livro "O que o dia deve à noite".




«Um livro pleno de força e beleza. A voz de um grande escritor.»
                                                                                           -  Lire

Sinopse:

«O meu tio dizia-me: ‘Se uma mulher te amar, e se tiveres a presença de espírito para avaliar a extensão desse privilégio, nenhuma divindade te chegará aos calcanhares.’ Orão sustinha a respiração nessa Primavera de 1962. A guerra iniciava as suas derradeiras loucuras. Eu procurava Émilie. Tinha medo por ela. Tinha necessidade dela. Amava-a e regressava para lho provar. Sentia-me capaz de enfrentar furacões, trovões, todos os anátemas e as misérias do mundo inteiro.»

Sobre o autor:

Yasmina Khadra oferece-nos neste livro um grande romance da Argélia colonial (entre 1936 e 1962) — uma Argélia torrencial, apaixonada e dolorosa — e lança uma nova luz, numa escrita soberba e com a generosidade que se lhe reconhece, sobre a separação atroz de duas comunidades apaixonadas por um mesmo país.

Para se habilitarem a ganhar este fantástico livro, já sabem a simples tarefa que têm pela frente - é só preencherem o formulário que se segue e....BOA SORTE!!


quinta-feira, 28 de junho de 2012

0

Filme: REC




Ano: 2007
Género: Terror e Suspense
Realizadores: Jaume Balagueró e Paco Plaza
País de Origem: Espanha


Ainda está para chegar o dia em que um filme espanhol não nos agrade. Não que tenhamos visto dezenas deles, mas a verdade é que o cinema do país de nuestros hermanos é, na nossa opinião, extremamente bom. Por isso mesmo, foi fácil para nós dar uma oportunidade a mais um filme espanhol, desta feita um filme de terror de que já tínhamos ouvido falar várias vezes, o filme REC.


A história apresenta-nos uma jovem jornalista, Ángela Vidal, que tem como tarefa fazer mais uma rúbrica para o programa televisivo "Enquanto você dorme". Desta vez, Ángela tem que acompanhar uma corporação de bombeiros numa noite de serviço para mostrar aos espectadores em que é que consiste esta profissão.
Tudo começa sem precalços, com pequenas entrevistas aos vários bombeiros que estão no quartel, até que há uma chamada de emergência e, para felicidade da jornalista sempre preocupada com as audiências do seu programa, os bombeiros têm que se deslocar a um prédio onde uma senhora idosa, aparentemente, não se encontra muito bem. Ángela e o seu operador de câmara, Pablo, acompanham-os não fazendo ideia de que lhes aguarda a pior noite das suas vidas.
 Quando chegam ao local, tanto a jornalista como os bombeiros se apercebem de que algo de estranho se passa pois a polícia também se encontra lá. Contudo, é quando percebem que foram isolados do exterior, tendo sido completamente impedidos de saír do edifício pelas autoridades, que os ânimos se começam a exaltar. Mas de nada adianta aos habitantes do edifício e à equipa de reportagem "perder a cabeça", pois o essencial agora é prepararem-se para algo de aterrador que os ameaça e que está fechado dentro do edifício juntamente com eles...

Adorámos este filme! Há muito tempo que um filme de suspense e terror não nos prendia ao ecrâ de uma forma tão intensa.
O primeiro ponto a destacar em "REC" é a forma como este foi feito: durante todo o filme, a única imagem a que temos acesso é à da câmara de Pablo, o operador que acompanha Ángela. Este importante pormenor dá-nos a interessante sensação de que não estamos a ver um filme mas sim algo que realmente aconteceu.
O segundo ponto que nos surpreendeu foi a qualidade dos actores. Todos eles conseguiram, a par da imagem da câmara de Pablo, dar-nos a sensação de que não estávamos a ver personagens, mas sim pessoas reais que foram surpreendidas por este infeliz incidente. As suas expressões, as suas vozes e movimentos pareciam, arrepiantemente, reais. E que mais se pode querer de um filme de terror que nos faça sentir isto?
A história também foi muito bem conseguida, sem caír no erro que muitos filmes de terror caem nos dias de hoje: um acontecimento completamente impossível e muito elaborado. Em "REC", ficamos com a sensação de que isto pode, realmente, acontecer e não conseguimos deixar de pensar no filme mesmo após este terminar.
Um filme que recomendamos a todos os amantes de filmes de terror! 

terça-feira, 26 de junho de 2012

1

ANIME: Kiki's Delivery Service

Kiki's Delivery Service


Mais uma vez, cá está mais uma obra prima de Miyazaki. Este foi daqueles Animes que nos encheram o coração, mas não é, a nosso ver, para qualquer público.
Muitos dos filmes deste realizador são para qualquer público, muitos deles até são mais para um público mais velho, mas este é mais para gente nova ou pessoas que, como nós, ainda têm um bocadinho de criança em si. 

REALIZADOR: Hayao Miyazaki
DATA DE LANÇAMENTO: 22 Julho 1989
DURAÇÃO: 102 minutos
PAÍS: Japão

A história? Absolutamente deliciosa!
Kiki é uma bruxinha de 13 anos que ainda não tem total controlo dos seus poderes (está, digamos, em fase de treino). Para se tornar independente terá de viajar para uma nova cidade e morar sozinha.  Trata-se de um ritual pela qual todas as bruxas (e bruxos) têm de passar. 

Como será esta nova etapa da sua vida? Que aventuras estarão à sua espera? É isto que terão de descobrir e, para tal, terão de dar uma oportunidade a este anime.




quinta-feira, 21 de junho de 2012

2

Série: Doctor Who



Ano estreia: 1963
Género: Ficção Científica, Fantasia, Aventura
Temporadas: 32
Produtor: Piers Wengers, Beth Willis, entre muitos outros


Esta é uma das séries britânicas de maior sucesso de todos os tempos. Mesmo quem nunca tenha visto um único episódio quase de certeza que já ouviu falar deste famoso doutor. O que, por certo, muito poucos sabem é que esta série estreou no ano de 1963!! Na altura, foram exibidas 26 temporadas que só viriam a terminar no ano de 1984. Contudo, a interrupção não foi muito longa e a série recomeçaria apenas 2 anos depois, em 1986. Durou mais 3 anos (até 1989) e seria, novamente interrompida, até 2005, ano em que recomeçou com um enorme sucesso. Por tudo isto, "Dr. Who" já tem o seu nome inscrito no famoso livro dos recordes, Guiness, como a série de ficção científica de maior duração de sempre. Por ter começado há tanto tempo, é óbvio que os actores e produtores  mudaram ao longo do tempo, mas a  história continua a mesma.


Então qual é, afinal, a história desta série? Dr. Who (personagem cujo verdadeiro nome nunca é revelado e que é sempre tratado por "The Doctor" pelos outros personagens) é um misterioso homem que possui uma máquina do tempo que se parece, nada mais nada menos, com uma antiga cabine telefónica londrina. Com essa máquina, The Doctor viaja por diferentes cidades e épocas, encontrando sempre alguém que precisa de ajuda e usando sempre a sua imaginação para salvar o dia. Acompanhando o The Doctor está uma bela rapariga que vai com ele para todo o lado e que, apesar de por vezes ajudar, muitas vezes apenas se mete em sarilhos e precisa que The Doctor a salve.


Começámos a ver esta série no último ano e ainda só vimos as temporadas mais recentes. Confessamos que apesar de ser uma série de grande sucesso e prestígio, está muito longe daquilo que, para nós, pode ser considerada uma grande série. Isto porque as histórias apresentadas em cada episódio são, muitas vezes, demasiado rocambolescas e, por isso mesmo, acabam por perder interesse pois qualquer coisa pode acontecer em qualquer altura e qualquer solução pode ser inventada para salvar o dia.
Outro factor que também não gostamos muito é o facto de os actores mudarem bastante. Percebemos que seria difícil que tal não acontecesse devido à longevidade da série, mas não conseguimos deixar de estranhar sempre que já estamos habituadas a um determinado actor a desempenhar o papel de "The Doctor" e este é mudado.
Contudo, apesar de não sermos as maiores fãs desta série, a sua legião de fãs é incontestável. Por isso mesmo, "Dr. Who" é uma das mais famosas e bem sucedidas séries de todos os tempos!


segunda-feira, 18 de junho de 2012

0

Filme: A Branca de Neve e o Caçador

´



Título Original: Snow White and the Huntsman
Ano: 2012
Género: Fantasia, Aventura, Drama
Realizador: Rupert Sanders


Não gostamos da actriz Kristen Stewart mas adoramos Charlize Theron. Por isso mesmo, estávamos divididas em relação a este filme. Contudo, considerando que esta seria a oportunidade perfeita de rever uma das mais famosas histórias da nossa infância, A Branca de Neve, numa perspectiva mais sombria e, digamos, adulta, não quisémos perder esta oportunidade.

A história não é novidade para ninguém: Branca de Neve, uma bela e inocente princesa, perdeu a sua mãe quando ainda era criança e o seu pai, o rei, perdeu-se de amores por uma bela desconhecida e decidiu casar-se com ela tornando-a, desta forma, a nova rainha. Contudo, na noite de núpcias, a nova rainha matou o rei e tornou-se a única governante do reino. A sua primeira ordem é clara: Branca de Neve deve ser aprisionada.
Muitos anos passam e a pobre Branca de Neve continua aprisionada nas masmorras. Contudo, um dia, a princesa consegue escapar e esconder-se na floresta amaldiçoada. Esse assustador local é o único no reino onde os poderes da rainha não funcionam e, por isso mesmo, ela tem que contratar a única pessoa que é capaz de voltar viva da floresta: um viúvo e amargurado caçador.
Conseguirá Branca de Neve escapar? Será que algum dia conseguirá vingar o seu pai e recuperar o trono?!

Gostámos imenso do filme. Não se trata de nenhuma obra-prima e Kristen Stewart continua a não conseguir cativar-nos, mas gostámos da abordagem original a esta história já tantas vezes retratada no mundo do cinema. Muito mais sombria e séria mas com todos os personagens da história original, nomeadamente os famosos 7 anões que neste filme dão o "toque final" ao filme. 
Charlize Theron esteve fenomenal no seu papel de rainha má. A actriz continua a surpreender-nos a cada filme que faz e neste não foi excepção. Conseguiu apresentar-nos uma rainha maquiavélica mas, ao mesmo tempo, amargurada com a sua situação.
Recomendamos este filme a todos aqueles que gostem de contos de fadas mas, por favor, não levem crianças pequenas convosco ao cinema; é provável que estas apanhem uns bons sustos durante o filme!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

0

Filme: Volver


VOLVER

Ano: 2006
Duração: 121 min
Realizador: Pedro Almodóvar
Casting:  Penélope Cruz, Carmen Maura and Lola Dueñas
Pais: Espanha


Este foi daqueles filmes que sempre ouvimos falar e que nunca quisemos ver (não tínhamos grande curiosidade), até ao dia em que nos deparámos com ele em casa, sendo o único dos filmes que nunca tínhamos visto. 
Um pouco contrariadas, lá inserimos o dvd no leitor e... a magia aconteceu! Desde o início do filme que ficámos super empolgadas e, apesar de ter sido um filme um pouco previsível, conseguiu prender-nos o tempo todo pelo que, claramente, que aconselhamos o seu visionamento!

A história é a seguinte:

O filme retrata a história de duas irmãs: Sole e Raimunda. Ambas decidem voltar à casa que vitimou os dois pais devido a um incêndio. A partir daí e do seu regresso a casa, muita coisa irá mudar nas suas vidas. Paula (a filha de Raimunda) mata o pai depois de ter sido vítima de tentativa de abuso sexual. Já Sole, passa a ter a companhia do fantasma da mãe. E todas passam por algumas peripécias engraçadas, quando Raimunda decide abrir um restaurante de forma... pouco convencionail. 

Trata-se, realmente, de um filme colorido, que nos faz rir e desejar não descolar os olhos do ecrã. Em baixo fica o trailer que, a nosso ver, não demonstra a beleza do filme...





terça-feira, 12 de junho de 2012

0

Eventos/Entretenimento: EURO 2012

EURO 2012


Até a pessoa mais esquecida e aleanada do mundo se deve ter apercebido que no dia 08 de Junho de 2012 iniciou o Euro 2012.
Este ano, este evento realiza-se na Polónia/Ucrânia

Se há pessoas que gostam de desporto e futebol, essas pessoas somos nós! Mas NÃO HÁ PACIÊNCIA para tudo o que acontece, na TV, nesta altura. O telejornal esquece-se que as notícias "comuns" são as mais importantes, e perde imenso tempo a analisar tudo o que se relaciona com os jogadores: "que marcas de guardanapos usam"; "quantas vezes se assoam"; "o que foi a ementa deles e quantos pedras de sal os cozinheiros usam".
Desculpem mas para isso não há qualquer paciência.
Uma coisa são os jogos, (que sempre nos empolgam), agora o resto... JÁ CHEGA, por favor!
Depois deste pequeno desabafo/crítica, aqui ficam algumas informações:

JOGOS

08 JUNHO 2012 - POLÓNIA - GRÉCIA - 1 - 1
                            - RÚSSIA - RÉPUBLICA CHECA - 4 - 1
09 JUNHO 2012 - HOLANDA - DINAMARCA - 0 - 1
                            - ALEMANHA - PORTUGAL - 1 - 0
10 JUNHO 2012 - ESPANHA - ITÁLIA - 1 - 1
                            - REPÚBLICA DA IRLANDA - CROÁCIA - 1 - 3
11 JUNHO 2012 - FRANÇA - INGLATERRA - 1 - 1
                            - UCRÂNIA - SUÉCIA - 2 - 1

12 JUNHO 2012 - GRÉCIA - REPÚBLICA CHECA
                            - POLÓNIA - RÚSSIA
13 JUNHO 2012 - DINAMARCA - PORTUGAL
                            - HOLANDA - ALEMANHA
14 JUNHO 2012 - ITÁLIA - CROÁCIA
                            - ESPANHA -  REPÚBLICA DA IRLANDA
15 JUNHO 2012 - UCRÂNIA - FRANÇA
                            - SUÉCIA - INGLATERRA
16 JUNHO 2012 - GRÉCIA - RÚSSIA
                            -  REPÚBLICA CHECA - POLÓNIA
17 JUNHO 2012 - PORTUGAL - HOLANDA
                            - DINAMARCA - ALEMANHA
18 JUNHO 2012 - CROÁCIA - ESPANHA
                            - ITÁLIA - REPÚBLICA DA IRLANDA
19 JUNHO 2012 - SUÉCIA - FRANÇA 
                            -  INGLATERRA - UCRÂNIA

QUARTOS DE FINAL - de 21 a 24 JUNHO 2012

MEIAS FINAIS - de 27 a 28 JUNHO 2012

FINAL - 1 JULHO 2012

Uma dica: quem tem telemóvel Android, existe uma aplicação do Euro 2012 muito boa e útil :)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

0

Filme: Na terra de sangue e mel




Título Original: On the land of blood and honey
Ano: 2011
Género: Drama, Romance, Histórico
Realizador: Angelina Jolie


Confessamos que o que nos fez escolher este filme foi o seu realizador. Não que sejamos grandes fãs de Angelina Jolie, mas porque estávamos curiosas para ver como é que ela se iria saír na sua estreia do outro lado da câmera.

A história retrata a guerra que assolou a Bósnia e Herzegovina no início dos anos 90.
No meio de tantas mortes e perseguições, Danijel, um soldado Sérvio que tem como principal função capturar Bósnios, reencontra aquela que foi a sua grande paixão antes do início da guerra - Ajla, uma jovem Bósnia.
Contudo, tudo mudou. Agora, Ajla é prisioneira dos soldados sérvios e a sua família e amigos sofrem às mãos do inimigo. Danijel tem que lutar por aquilo em que acredita piamente, enquanto Ajla não consegue perdoar aqueles que arruinaram por completo a vida do seu povo.
Será que o amor que um dia uniu estes dois jovens perdurará? Ou as diferenças entre eles falarão mais alto? 


Gostámos imenso do filme.
A primeira impressão com que ficámos é a de que este filme se assemelha bastante a outros filmes europeus no que diz respeito às cores, sequência de cenas e até mesmo banda sonora.
Muitas pessoas viram este filme e não gostaram e, apesar de não concordarmos, conseguimos compreender o porquê pois este filme está longe de ser um filme "para massas". Apesar de ser um filme passado durante uma guerra, não se trata de um filme de acção, mas sim de um filme centrado nos seus personagens e nos seus dilemas.
Os actores estiveram, na nossa opinião, brilhantes. Cada vez que alguém chora, grita ou sorri durante o filme, temos a sensação de que estamos a presenciar uma cena real, quase que conseguimos sentir as suas emoções.
O final foi verdadeiramente surpreendente e não pudemos deixar de questionar-nos sobre o que faríamos na mesma situação.
Aconselhamos este filme a todos aqueles que gostam de histórias que retratem cenários de guerra que, ao mesmo tempo, nos permitem criar empatia com os seus personagens.
Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%