terça-feira, 24 de abril de 2012

5

Livro: Crónicas do Avô Chico


Título: Crónicas do Avô Chico
Autor: Pedro Jardim

Quem lê o nosso blog já se deve ter apercebido de uma coisa: somos duas pessoas MUITO nostálgicas. Gostamos de recordar o nosso passado e de viajar pelas nossas memórias. E foi exactamente isto que o autor fez neste livro. Pedro Jardim fez o que muitos de nós gostaríamos de conseguir: imortalizar um pouco das nossas vivências, homenageando os actores da nossa vida. E fê-lo de forma poética, apesar de nos apresentar um livro em prosa.

Mas estas não são as únicas razões pela quais decidimos aconselhar-vos este livro. Trata-se de um autor português, que conta a sua história em território nacional, e a história das suas gentes (ou não fosse o seu avô um "historiador" - e quem ler o livro irá compreender...). O livro desenrola-se em cenários deslumbrantes, que todos nós conhecemos (ou pelo menos ouvimos falar) e depois de lermos o livro ficamos com uma grande vontade de as (re)visitar. A prosa é ainda acompanhada de ilustrações e poesias (do autor e não só) que enquadram e ajudam a introduzir cada um dos capítulos. Utiliza ainda "calão" alentejano, o que nos ajuda a experienciar melhor todo o livro. Mas o autor não nos deixa desamparados! Oferece-nos um glossário final para melhor o compreendermos. 

De referir que logo no início do livro o autor refere: "sinto que se escreve em vão (...)" e nós gostaríamos de lhe dizer: "não, não escreve em vão. Que continue a fazê-lo que nós cá estaremos para ler..." 

Já leram o livro? Gostariam de o ler? Dêem-nos a vossa opinião ;)

Em baixo,  uma entrevista do autor na TVI...



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

5 comentários:

  1. Muito obrigado, Mariana e Roberta!!!

    Adorei ;)

    Conseguiram entrar no espírito da minha mensagem e deixo aqui uma palavra de reconhecimento à Chiado Editora que me deu a mão neste meu primeiro livro, que espero seja o início de uma longa carreira. Escrever é a minha paixão.

    Convido-os a entrar nesta viagem e posso dizer-lhes que a 2.ª edição deste meu livro tem uns melhoramentos fantásticos e conta com a contribuição de três grandes apresentadores de televisão. Na contracapa do livro estão três frases que tão gentilmente me escreveram para descrever esta minha obra: Obrigado de coração ao João Baião; Tânia Rias de Oliveira e Fátima Lopes, muito muito Obrigado,

    Bem hajam e estareiu sempre à vossa disposição,

    Largo abraço e beijinhos e todos,

    Pedro Jardim

    ResponderEliminar
  2. Caro Autor:
    Nós é que agradecemos o seu comentário aqui também :)
    Boa sorte para o futuro no mundo da escrita, e iremos espreitar a 2ª Edição também para vermos os melhoramentos fantásticos ...

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Pedro Jardim!

    Já andava em atraso com as minhas leituras e faltava-me ler o livro do Pedro e, esta semana lá arranjei tempo para ler! Foi rápido, pois ao começar a ler foi difícil parar e ao desfolhar cada folha, mais vontade tinha de continuar....soberbo! Foi uma viagem e homenagem q- o Pedro fez aos seus Avós e ao Alentejo e,claro às suas gentes! É um livro contagiante pois ao ler, lembramos dos nossos kdos Avós q- mtos de nós já perdemos! Foi com uma enorme Nostalgia q- este lindo livro me fez tb recordar a minha partilha e cumplicidade q- tinha com os meus Avós! Ao ler este belo livro de recordações do Pedro e q- todos nós nos revemos neste grande amor q- temos dos nossos kdos Avós, foi mto gratificante! Mto boa esta Crónica do Pedro, fez-me recordar com emoção e com Alegria e tudo se deve à maneira como o Pedro conseguiu passar a mensagem de amor e de saudade q- sentimos pelos nossos Kdos Avós! Brilhante Amigo Pedro! Abraço! M. João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado M. João :) Grande abraço. É bom quando sentimos que a nossa mensagem passou na integra.

      Muito Obrigado,

      Pedro Jardim

      Eliminar
    2. Em em breve sairá o segundo livro destas minhas crónicas :D ehehehehhhh

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%